Caracterização e desempenho dos grupos de pesquisa do Instituto Federal de Brasília (IFB) certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

  • Lorena Ferreira Lara da Silva Instituto Federal de Brasília
  • Luciana Miyoko Massukado Instituto Federal de Brasília (IFB)
  • Gustavo Danick Aureliano Rosa Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
  • Daniele dos Santos Rosa Instituto Federal de Brasília

Résumé

Este artigo tem por objetivo apresentar as características e o desempenho dos grupos de pesquisa do Instituto Federal de Brasília (IFB) que estão cadastrados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP/CNPq). Trata-se de uma pesquisa documental de natureza descritiva e quantitativa a partir de um estudo de caso.  As informações foram coletadas nas bases de dados do CNPq (DGP, Plataforma Lattes e Painel de Investimentos), nos resultados dos editais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e em documentos da instituição. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel e, em seguida, sistematizados em tabelas. Dentre as informações coletadas destacam-se a área de conhecimento dos grupos de pesquisa, tempo de existência, recursos humanos, linhas de pesquisa, produção científica e captação de recursos externos. Foram analisados 55 grupos de pesquisa certificados pelo IFB, contemplando o universo de 333 pesquisadores. Os resultados mostram que 40 grupos de pesquisa têm entre um e cinco anos, 32 grupos são constituídos por até seis pesquisadores, 33 grupos atuam com duas a quatro linhas de pesquisa, 85% dos pesquisadores pertencem ao quadro do IFB, 82% dos pesquisadores estão vinculados à um único grupo de pesquisa, 35% dos pesquisadores são doutores e apenas 20% dos grupos de pesquisa têm parecerias externas – com destaque para as universidades. O IFB tem grupos de pesquisa em todas as áreas de conhecimento sendo que a de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes correspondem a 63% do total de grupos de pesquisa. A produção científica desses grupos resultou, no período de 2010 a 2017, na publicação de 23 livros, 25 capítulos de livros, 83 artigos em periódicos científicos, 62 trabalhos completos, 47 resumos expandidos e 75 resumos, totalizando 315 produções científicas. A captação de recursos pelos pesquisadores desses grupos de pesquisa, no período de  2013 a 2017, nos editais de fomento da FAP-DF, CNPq e Progrupos (IFB) foi de 120 projetos totalizando cerca de R$ 3 milhões.

Bibliographies de l'auteur

Lorena Ferreira Lara da Silva, Instituto Federal de Brasília
Especialista em Gestão Pública (IFB)
Luciana Miyoko Massukado, Instituto Federal de Brasília (IFB)
Engenheira Civil (UFSCar), Mestre em Engenharia Urbana (UFSCar), Doutora em Ciencias da Engenharia Ambiental (USP/São Carlos), Docente do Instituto Federal de Brasília - eixo gestão e negócios. 
Gustavo Danick Aureliano Rosa, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Pedagogo. Mestre em Educação (UCB). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (UCB). Pesquisador do INEP.
Daniele dos Santos Rosa, Instituto Federal de Brasília
Possui Graduação em Letras (2005), Mestrado (2009) e Doutorado em Literatura (2014), realizados na Universidade de Brasília/UnB. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Brasília.
Publiée
2019-07-01
Comment citer
Ferreira Lara da Silva, L., Massukado, L. M., Danick Aureliano Rosa, G., & dos Santos Rosa, D. (2019). Caracterização e desempenho dos grupos de pesquisa do Instituto Federal de Brasília (IFB) certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). REVISTA EIXO, 7(3). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.584
Rubrique
ARTIGOS