GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DA LÍNGUA: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL
Résumé
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino da língua com o foco no estudo dos gêneros textuais, centrado na linguagem em situação real de uso e nas atividades culturais e sociais. Adotamos a perspectiva de que o objetivo fundamental do ensino de língua é o desenvolvimento da competência comunicativa, que é a capacidade de o sujeito empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação, propondo-se oportunidades de leitura, interpretação e produção textual, em sala de aula, fundamentadas por textos de diversificados gêneros textuais e com objetivos para a leitura, interpretação e produção de texto também diferentes, alterando-se as estratégias de ensino da língua para uma perspectiva mais próxima do uso social que se faz dela. Assim, por meio de pesquisa colaborativa realizada em uma escola pública do Distrito Federal, as pesquisadoras aplicaram um projeto de leitura, compreensão e produção de diversos gêneros textuais, apresentando e analisando com os alunos as características linguísticas e extralinguísticas peculiares a cada gênero trabalhado.
Publiée
2018-06-29
Comment citer
Mendes de Souza, A., & Gonçalves de Lima Lacerda, K. (2018). GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DA LÍNGUA: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL. REVISTA EIXO, 7(1), 94-101. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i1.547
Rubrique
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).