GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DA LÍNGUA: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL

  • Adriane Mendes de Souza Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Keyla Gonçalves de Lima Lacerda

Résumé

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino da língua com o foco no estudo dos gêneros textuais, centrado na linguagem em situação real de uso e nas atividades culturais e sociais. Adotamos a perspectiva de que o objetivo fundamental do ensino de língua é o desenvolvimento da competência comunicativa, que é a capacidade de o sujeito empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação, propondo-se oportunidades de leitura, interpretação e produção textual, em sala de aula, fundamentadas por textos de diversificados gêneros textuais e com objetivos para a leitura, interpretação e produção de texto também diferentes, alterando-se as estratégias de ensino da língua para uma perspectiva mais próxima do uso social que se faz dela. Assim, por meio de pesquisa colaborativa realizada em uma escola pública do Distrito Federal, as pesquisadoras aplicaram um projeto de leitura, compreensão e produção de diversos gêneros textuais, apresentando e analisando com os alunos as características linguísticas e extralinguísticas peculiares a cada gênero trabalhado.
Publiée
2018-06-29
Comment citer
Mendes de Souza, A., & Gonçalves de Lima Lacerda, K. (2018). GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DA LÍNGUA: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL. REVISTA EIXO, 7(1), 94-101. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i1.547
Rubrique
DOSSIÊ 1