A visão deficiente sobre capacidade de trabalho da pessoa com deficiência: quebra de paradigmas e superações humanas [V-FEPTI]

  • Roberto Gilonna Junior Instituto Federal do Amazonas
  • Dalmir Pacheco de Souza

Résumé

Este trabalho, objetiva­-se demonstrar o resultado da parceria entre cooperativismo e associação na capacitação profissional para o mercado de trabalho da Pessoa com Deficiência. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa-ação e documental junto ao Projeto Aprendiz Cooperativo. Amostra de 35 participantes, a Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas e Associação de Capacitação, Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência do Amazonas foi utilizada com fim de mais uma quebra de paradigma na visão de trabalho do PcD. Foram identificados três componentes de análise dos alunos: sexo, faixa etária e necessidade especial. Essa pesquisa sugere, também, que a Rede Federal de ensino assuma a responsabilidade do projeto e expanda de igual modo aos Campi pelo Brasil.

Biographie de l'auteur

Roberto Gilonna Junior, Instituto Federal do Amazonas
Graduado em Tecnologia Gestão Pública pela UEA (03/2015). Mestrando em Ensino Profissional Tecnológico/IFAM; Desempenhou atividade deprofessor/tutor pesquisador em Acessibilidade e Inclusão Escolar no Grupo Multidisciplinar deEstudos e Pesquisas sobre Inclusão e Cidadania - IFAM; pesquisador do Núcleo de Pesquisa dePolíticas Públicas - NUPEP - UEA atuando no tema sobre políticas públicas de Acessibilidade eInclusão; Instrutor do Sistema OCB/AM - SESCOOP/Am; Membro da Associação Nacional dosEducadores Inclusivos - ANEI.

Références

ACERPAM - Associação de Capacitação, Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência do Amazonas. http://acerpam.blogspot.com.br/, Acesso em 09 jun 2016.

BALSA, Casimiro; BONETI, Lindomar Wessler; SOULET, Marc-Henry.Políticas públicas e responsabilidade civil: uma problemática transnacional. Editora Unijuí, 2009.

BENDASSOLLI, Pedro Fernando. Psicologia e trabalho: apropriações e significados. São Paulo: Cengage, 2009.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria 615/2007. Disponível em < http://www.mte.gov.br/arquivos/20111024160441_portaria615.pdf>, Acesso em 09 jun 2016.

BRASIL. Palácio do Planalto - Lei 10.097/2000 – Lei do Aprendiz. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10097.htm>, Acesso em 09 jun 2016.

FONSECA, Dagoberto José. Políticas públicas e ações afirmativas. São Paulo: Selo negro, 2009.

FREIRE, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.- São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIORDANO, Blanche Warzée. (D) eficiência e trabalho: analisando suas representações. - São Paulo: Annablume: FAPESP, 2000.

GOMES, Alfredo Macedo. Políticas Públicas e Gestão da Educação. |Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

LOJUDICE, Daniela Cristina et al. Quedas de idosos institucionalizados: ocorrência e fatores associados. Revista brasileira geriatria e gerontologia. v. 13, n. 3, p. 403-412, 2010.

OLIVEIRA, Simone Eneida Baçal. Conhecimento e prática profissional: o saber fazer dos assistentes sociais em Manaus. - Editora Universidade Federal do Amazonas, 2009.

RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SESCOOP/AM - Aprendiz Cooperativo para Pessoas com Deficiência forma turma no AM. Disponível em <http://ocbam.coop.br/blog/?p=1639>, Acesso em 09 jun 2016.

Publiée
2017-01-31
Comment citer
Junior, R. G., & Souza, D. P. de. (2017). A visão deficiente sobre capacidade de trabalho da pessoa com deficiência: quebra de paradigmas e superações humanas [V-FEPTI]. REVISTA EIXO, 5(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v5i2.322
Rubrique
ARTIGOS