Educação a distância, professor, tutor e aprendizagem: as mudanças que faltam

  • Patricia Rossi Carraro Rossi Carraro Patricia Rossi Carraro - Pós-doutora pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Professora de graduação e pós-graduação Estácio/UNISEB, Ribeirão Preto/S.P - Brasil, - End.: R: Augusto Domingos Pereira, 80, aptº 14. Jardim Nova Aliança. CEP: 14026-564 - Ribeirão Preto - SP
  • Antônio dos Santos Andrade dos Santos Andrade Antônio dos Santos Andrade - Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividade e Educação (GEPSEd). Ribeirão Preto/SP - Brasil, End.: Av. Bandeirantes, 3900. Campus Universitário. CEP: 14040-901 - Ribeirão Preto - SP

Résumé

Ao longo dos últimos anos, ocorreu uma expansão da educação a distância (EAD) que mesmo com os desafios e as limitações a serem superadas, vem se consolidando como instrumento de desenvolvimento da aprendizagem no ensino superior. A partir de um levantamento bibliográfico da produção científica sobre a EAD em dissertações, teses e periódicos, das bases digitais: SciELO, Pepsic, Bibliotecas eletrônicas das universidades públicas, no período de 2002 a 2013, buscou-se revelar a existência de uma preocupação com a formação docente, a prática pedagógica, a satisfação, a construção do conhecimento, o contato com as novas tecnologias e o envolvimento do docente com os aspectos mais relevantes, como por exemplo, autonomia, interação, cooperação e a aprendizagem. Com relação ao tutor, verificou-se que, em geral, este não assume o papel docente, não é o responsável pela elaboração e execução das aulas, e nem do material didático, contudo, ocupa um papel fundamental na aprendizagem dos alunos. Constata-se que a formação deste profissional é motivo de preocupação e requer ser bem trabalhada. Conclui-se que, se esta modalidade de ensino traz mudanças para o contexto educacional, não é em relação ao surgimento de uma nova concepção de aprendizagem, mas apenas em relação aos dispositivos de ensino. A partir daí, se defende uma verdadeira mudança de paradigma que finalmente leve a aprendizagem para o que lhe é essencial, uma concepção molecular, processual e inventiva, tal como concebida por Gilles Deleuze.    

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Publiée
2017-01-06
Comment citer
Carraro, P. R. C. R., & Andrade, A. dos S. A. dos S. (2017). Educação a distância, professor, tutor e aprendizagem: as mudanças que faltam. REVISTA EIXO, 4(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v4i2.296
Rubrique
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA