ESPECIFICIDADES E IMPORTÂNCIA DE MODELOS MATEMÁTICOS DE QUALIDADE DA ÁGUA
Résumé
Como alternativa aos impactos ambientais provenientes do desenvolvimento econômico várias ferramentas de apoio a gestão pública vêm sendo desenvolvidas, onde os modelos matemáticos de qualidade da água merecem especial destaque por apresentarem ampla aplicação no processo de gerenciamento da qualidade dos recursos hídricos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica acerca dos principais fatores relacionados à modelagem matemática da qualidade da água de rios. Ao criar um modelo matemático algumas etapas devem ser consideradas para que as informações geradas sejam confiáveis. Dentre as principais etapas, o processo de calibração e validação do modelo se destaca, pois nessas etapas o modelo é confrontado com os dados experimentais e o poder preditivo do mesmo é confirmado. Em geral, a modelagem matemática quando corretamente utilizada por profissionais capacitados, engloba processos químicos, físicos e biológicos de forma simples e eficiente, justificando assim seu uso no controle da qualidade dos recursos hídricos.
Publiée
2013-06-30
Comment citer
Fleck, L., Tavares, M. H. F., & Eyng, E. (2013). ESPECIFICIDADES E IMPORTÂNCIA DE MODELOS MATEMÁTICOS DE QUALIDADE DA ÁGUA. REVISTA EIXO, 2(1), 106-119. https://doi.org/10.19123/eixo.v2i1.102
Rubrique
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).