Protótipo de permeâmetro computadorizado de baixo custo para avaliação da exposição química em solos
Resumen
A avaliação da exposição química no solo para estudos de impactos ambientais é de extrema importância para indicar contaminações que podem afetar a qualidade dos recursos naturais. Sobre essas contaminações, podem ser considerados os parâmetros físico-hídricos definidos na Lei de Darcy, como a condutividade hidráulica saturada, a umidade do solo e a retenção hídrica, diante da pressão hidrostática e do potencial gravitacional. Em geral, é empregado um permeâmetro para determinar esses parâmetros. O custo de obtenção de um permeâmetro é alto, e a sua operação é manual e demanda dias. O objetivo deste trabalho é desenvolver um permeâmetro computadorizado de baixo custo e com resultados em menor tempo se comparado ao equipamento manual, para determinar no solo os parâmetros físico-hídricos da Lei de Darcy mencionados. Foram coletadas oito amostras de solo no aterro sanitário de Itariri, em Ilhéus/BA, e realizaram-se ensaios num permeâmetro de operação manual com colunas de PVC para carga constante, em bancada de laboratório. Depois, foi feita a comparação desses resultados com os experimentos realizados por um permeâmetro computadorizado construído para este trabalho, intitulado PComp, formado por sensores eletrônicos de umidade de solo, plataforma Arduino e software desenvolvido especificamente para esse fim. Em ambos, foi aplicada a metodologia de Klute e Dirksen (1986). Os resultados com os dois permeâmetros foram comparados com dados estimados via software Hydrus 1D. A determinação dos parametros fisíco-hídricos na comparação dos procedimentos adotados mostrou viabilidade para a continuação das pesquisas e para o desenvolvimento do PComp. Considerando os procedimentos iniciais, obteve-se aproximação em 73% dos resultados para método manual e correlação de significância estatística em 0,746 pelo teste de Pearson. O custo com o desenvolvimento do protótipo equivaleu a aproximadamente 10% dos custos de outros permeâmetros disponíveis no mercado.
Publicado
2021-08-23
Cómo citar
Andrade, S. F. R., Rafaela Costa de Souza, Ramon Darwich de Menezes, & Bruno Sena Andrade. (2021). Protótipo de permeâmetro computadorizado de baixo custo para avaliação da exposição química em solos. REVISTA EIXO, 10(2), 4-14. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i2.810
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).