Diagnóstico do sistema educacional do Tocantins sob o olhar do ensino de Física
Resumen
Este artigo apresenta os resultados do mapeamento do Sistema Educacional do Estado do Tocantins sob uma perspectiva quantitativa, no panorama vinculado ao Ensino de Física. Considerou-se a distribuição dos alunos do Ensino Médio (EM) correlacionada com a distribuição dos professores, bem como a formação dos professores da disciplina de Física nos três anos do EM. Os números mostram que a quase totalidade dos estudantes secundaristas do Tocantins estão sob a responsabilidade da rede Pública, e que a porcentagem de professores com licenciatura em Física ainda é menor que a média Nacional. As análises apontam para a necessidade de criação e manutenção dos cursos de Formação Superior em Física e para o desafio de atender as metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação, embora haja disposição governamental em suprir a demanda educacional.
Publicado
2020-10-26
Cómo citar
Cupertino Gomes, E., Nabarrete Dezidério, S., Mulato, M., Brito Soares, D., & Silvestre da Rocha, A. (2020). Diagnóstico do sistema educacional do Tocantins sob o olhar do ensino de Física. REVISTA EIXO, 9(3), 96-107. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i3.803
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).