Um ensaio acerca da relação conflituosa entre educação e trabalho no contexto capitalista brasileiro
Resumen
O presente ensaio possui como escopo realizar uma reflexão geral dos conceitos de educação e trabalho, a relação conflituosa entre eles no contexto educacional e da administração pública que elege suas ações estatais com fundamentos predominantemente capitalistas, esquecendo-se do conceito amplo de educação, o que colabora para perpetuar a desigualdade social brasileira epidêmica. Na prática, muitas dessas ações visam preparar mão de obra para o mercado de trabalho, porém constata-se ao analisar dados de pesquisa que a educação brasileira não consegue atingir uma educação de qualidade nem preparar seus alunos para uma boa qualificação profissional. O interesse por este tema surgiu como parte da revisão do referencial teórico da disciplina Educação e Trabalho do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A metodologia utilizada neste artigo será a pesquisa bibliográfica, revisando textos utilizados nas disciplinas já cursadas e outras referências alusivas ao tema.
Publicado
2019-06-24
Cómo citar
Rodrigues, luceliaabreu. (2019). Um ensaio acerca da relação conflituosa entre educação e trabalho no contexto capitalista brasileiro. REVISTA EIXO, 8(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.705
Sección
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).