ESTUDO DAS RAZÕES DA PERSISTÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO

  • ANA LUISA KNOP H. MODESTO
  • CLAUDIO NEI N. DA SILVA

Resumen

Este trabalho científico tem como objetivo principal analisar as razões que levam os estudantes a realizarem e concluírem vários cursos no Campus São Sebastião, do Instituto Federal de Brasília. Para isso, contou com a participação de estudantes ingressantes do ano de 2016 que já haviam concluído, no mínimo, dois outros cursos no Campus. Com esse perfil, nove estudantes, todas mulheres, foram identificadas e submetidas ao procedimento de inquérito por entrevista semiestruturada, com base na metodologia qualitativa. Os dados foram analisados com base em entrevistas aprofundadas e histórias de vida, de forma a conhecer os motivos diretamente por elas mencionados como favoráveis à persistência nos cursos, mas também aqueles identificados nas entrelinhas dos discursos, chamados de razões adjacentes. Constatou-se que as principais razões que justificam a persistência dessas estudantes nos cursos está no que elas vivenciaram durante a trajetória escolar, na relação construída com o CSSB e com os professores, e a perspectiva de atuação profissional. Verificou-se, porém, que a proximidade da residência com o Campus, o apoio familiar, o fato de terem poucos filhos, os conhecimentos construídos, a aplicabilidade deles na rotina pessoal e profissional e as políticas institucionais, em especial aquelas voltadas para o seguimento de um itinerário formativo, verticalização do ensino e aproveitamento de estudos, também se mostraram como fatores importantes.

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Publicado
2018-12-18
Cómo citar
MODESTO, A. L. K. H., & SILVA, C. N. N. D. (2018). ESTUDO DAS RAZÕES DA PERSISTÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO. REVISTA EIXO, 7(3), 88-55. https://doi.org/10.19123/eixo.v8i3.639
Sección
DOSSIÊ 2