Práticas educativas inclusivas em espaço não-formal de ensino da Associação de Pais e Amigos-Anápolis
Resumen
Esse escrito tem como tema as práticas educativas inclusivas em espaço não-formal de ensino na perspectiva da formação omnilateral e integradora do trabalho. O objetivo é identificar se a categoria trabalho é utilizada como um princípio educativo no Programa Formação Inicial para o Trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Anápolis. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, estruturada nas etapas de visita e observação in loco; entrevistas semiestruturadas; registros de imagem e vídeo e catalogação das fontes documentais. A partir da vivência experimental observou-se que as práticas educativas do programa em investigação compreendem o ensino não-formal; permitem ao estudante participar do processo produtivo como um todo, retomando a face ontocriativa do trabalho; bem como corroboraram para a inclusão em atividades primárias do mundo do trabalho.Palavras-chave: práticas educativas, inclusão, trabalho como princípio educativo.Citas
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. Trad. Maria Inês Côrrea Nascimento. 5.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negociação do trabalho. 1.ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
APAE. Escola. 2017. Disponível em: https://www.apaeaps.org.br/escola. Acesso em 27 de março de 2018.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Instituto Nacional do Seguro Social. Benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência (BPC). 27 de junho de 2018. Disponível em: https://www.inss.gov.br/beneficios/beneficio-assistencial-ao-idoso-e-a-pessoa-com-deficiencia-bpc/. Acesso em: 08/08/2018
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho Necessário. 2005, Ano 2. Disponível em file:///D:/Dados/Edmo/Downloads/A%20FORMA%C3%87%C3%83O%20INTEGRADA.pdf. Acesso em 27/03/2018.
DOMINGOS, M. A. A escola como espaço de inclusão: sentidos e significados produzidos por alunos e professores no cotidiano de uma escola do sistema regular de ensino a partir da inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Dissertação. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2005
GOMES, A L., FERNANDES, A. C., BATISTA, C. A. M, SALUSTIANO, D. A., MANTOAN, M. T. E., FIGUEIREDO, R. V. Atendimento Educacional Especializado: deficiência mental. In: Secretaria de Educação Especial e a Secretaria de Educação a Distância. Universidade Federal do Ceará. SEESP/SEED/MEC. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf. Acesso em 27 de março de 2018.
Moura, D. H. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano 23, vol. 2, 2007
KUENZER, Acácia Zeneida. Pedagogia da Fábrica: As relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1995.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MANACORDA, M. A. Marx e a formação do homem. Revista HISTEDBR On-line, número especial, abr. 2011, p. 6-15. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639891>. Acesso 28 mar. 2017.
MATURANA, A. P. P. M.; MENDES, E. G. Inclusão e deficiência intelectual: escola especial e comum sob a óptica dos próprios alunos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 66, p. 209-226, out./dez. 2017
RAMOS, M. N. (2009). Concepção do ensino médio integrado. In: Araújo, R; E. Teodoro, E. (Orgs). Ensino Médio Integrado no Pará como Política Pública Belém, PA: SEDUC-PA, 2009, p. 144-182.
RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. In: Seminário sobre Ensino Médio. Superintendência de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, Mossoró, 14 a 16 de agosto de 2017. Secretaria de Educação do Paraná, incorporado o Debate realizado no Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará 08 e 09 de maio de 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio--integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 28 de novembro de 2017
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).