Pontes entre o conhecimento químico informal, adquirido no meio rural, e formal, em curso agrotécnico

  • Deíne Bispo Miranda Instituto Politécnico de Santarém Instituto Federal de Brasília - campus Planaltina Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Maria Cristina Madeira Da Silva Instituto Federal de Brasília
  • Paulo Coelho Dias Instituto Politécnico de Santarém

Resumen

Neste trabalho perspectivamos as pontes possíveis de ligação entre a «química popular», (decorrente dos saberes dos alunos construídos com base na experiência da atividade agrícola das suas famílias) e a química formal (desenvolvida em sala de aula no Curso Técnico Integrado em Agropecuária). Metodologicamente, realizamos entrevistas semi-estruturadas, para levantar as informações sobre o conhecimento químico já utilizado no cotidiano agrícola, os códigos linguísticos, dentre outros. Como resultados mais relevantes salientamos que ensinar a partir dos conhecimentos dos discentes é uma prática desejada por todos. Em termos da problemática central do estudo foi identificado um corpo de conceitos e conhecimentos originários do contexto rural que podem ser integrados no processo de ensino-aprendizagem da química formal, potencializando os seus resultados junto dos alunos de meio agrícola.

Biografía del autor/a

Deíne Bispo Miranda, Instituto Politécnico de Santarém Instituto Federal de Brasília - campus Planaltina Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Possui licenciatura em QUÍMICA pela Universidade Católica de Brasília (2002) e especialização em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental pela Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária pelo Instituto Politécnico de Santarém. Atualmente é professora do Instituto Federal de Brasília no ensino integrado em agropecuária e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal na educação de jovens e adultos.
Maria Cristina Madeira Da Silva, Instituto Federal de Brasília
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1993), graduação em Licenciatura Em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Botânica, pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, onde foi membro do Comitê de Pesquisa e Presidente do Conselho Editorial. No período de outubro de 2007 a janeiro de 2011 foi chefe do Departamento de Educação Profissional do Campus João Pessoa. De fevereiro de 2011 a março de 2012 foi Pró-Reitora de Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Participou de Grupos de Trabalho no Ministério da Educação, contribuindo com a elaboração e discussão de políticas para qualificação dos servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, é membra da Comissão de Avaliação de Regulamentos para concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências junto ao Conselho Permanente de Reconhecimento de Saberes e Competências - CPRSC, dentre outras. Como experiência acadêmica em pesquisa, atua nas áreas de Ecologia e Educação. No Instituto Federal da Paraíba desde maio de 2012, atuou no planejamento e execução da política de formação continuada dos servidores da instituição como Coordenadora Geral de Políticas de Qualificação, Diretora de Capacitação e Desenvolvimento de pessoas e atualmente é professora com lotação no Campus Estrutural e exercício na reitoria no Cargo de Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. 
Paulo Coelho Dias, Instituto Politécnico de Santarém
Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - 1992. Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade Nova de Lisboa - 2004. Pós-Doutorado em Ciências da Educação pelo Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) - Instituto Universitário de Lisboa - 2010. Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES – IUL). 

Citas

AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Platano, 2003.

BERNSTEIN, B. Estrutura Social, linguagem e aprendizagem. In:

PATTO, M. H. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo., 1997. p. 145 - 170.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Lisboa: Bertrand Brasil, 1989. ISBN 972-29-0014-5.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREITAS, L. C. D. Eliminação adiada: O ocaso das classses populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, out 2007. 965-987.

GUERRA, I. C. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo - sentidos e formas de uso. Estoril: Principia, 2006.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: da visão clássica à visão crítica. Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. Madrid: [s.n.]. 2006.

Publicado
2019-05-23
Cómo citar
Miranda, D. B., Da Silva, M. C. M., & Dias, P. C. (2019). Pontes entre o conhecimento químico informal, adquirido no meio rural, e formal, em curso agrotécnico. REVISTA EIXO, 8(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.597
Sección
ARTIGOS