ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DE DIÁLOGO DO CAMPO TEMÁTICO “MEIOS DE TRANSPORTE” NO LIVRO FESTIVAL
Resumen
A pesquisa versa sobre o modelo de enunciado de diálogo utilizado no livro Festival no campo temático “Meios de Transporte”. O objetivo é explorar os enunciados empregados no livro didático, abordando o léxico relevante na construção do diálogo no âmbito da Pragmática, ou seja, na situação real de comunicação do estrangeiro e a partir disso elaborar uma atividade para o ensino do Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL). O referencial teórico que fundamenta o estudo é a Teoria da Comunicação de Grice, com foco no Princípio da Cooperação. A metodologia foi a identificação do objeto de estudo no livro Festival e a elaboração de atividade para o ensino de PBSL por meio da aplicação do método descritivo-analítico.Com base na análise, observamos problemas na estruturação do livro e nas propostas apresentadas. A distribuição das palavras nos quadros lexicais é feita do modo segmentado e não segue um padrão em todo o livro, o que não favorece o aprendizado. As atividades para prática oral e escrita são vagas e mal posicionadas na lição, apresentando uma sequência didática que não explora todo o potencial do conteúdo disponibilizado. Os textos, os exercícios e as imagens utilizadas no quadro Civilisation de apresentação da realidade cultural são pouco explorados, concedem muita liberdade ao aluno em suas produções e não são objetivos. Identificamos, também, falhas na unidade didática nas atividades de compreensão oral, uma vez que o aluno não possui acesso às mídias necessárias. Percebemos também a carência dos significados das siglas, os exercícios não possuem direcionamentos e faltam informações para que o aluno realize as atividades. Foi objeto de crítica a transcrição dos diálogos no início da lição, predispondo o aluno à compreensão oral e à resolução das atividades subsequentes, tornando-o dependente da transcrição do diálogo para compreender o que se diz, prejudicando o desenvolvimento de compreensão oral em contextos de comunicação. Neste sentido, criticamos o posicionamento do texto que demonstra a realidade cultural do país ao final da unidade. Desse modo, a propomos atividades que buscam aproximar o aluno de Português do Brasil ao contexto real de comunicação, de forma que, seguindo a teoria motivadora, o diálogo proporcione uma comunicação de máximo aproveitamento.
Publicado
2018-06-29
Cómo citar
Vilarinho, M. M. de O., Silva Nascimento, G. M., & Rodrigues, G. (2018). ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DE DIÁLOGO DO CAMPO TEMÁTICO “MEIOS DE TRANSPORTE” NO LIVRO FESTIVAL. REVISTA EIXO, 7(1), 102-112. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i1.548
Sección
DOSSIÊ 2
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).