APRENDIZAGEM MECÂNICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

  • Per Christian Braathen

Resumen

Este trabalho aborda o fenômeno ensino-aprendizagem, considerando os três eixos desse processo,: a trilogia Aprendizagem – Ensino – Avaliação. Trata de aprendizagem na visão construtivista, de modo geral, e na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel; Novak; Hanesian (1978), de modo particular, enfatizando que aprendizagem é realizada pelo aprendiz e que, se professores compreenderem como diferentes estudantes aprendem, podem ajudá-los a aprender melhor. Discute também o processo de aprendizagem como um processo de mudanças conceituais através da adaptação do modelo desenvolvido por Posner et al (1982). Os resultados desta pesquisa apresentam a fundamental importância do conhecimento prévio do aprendiz, relevante e relacionado com o novo material a ser aprendido, como uma das condições para que a aprendizagem significativa possa acontecer. Destacam também como a assistência extraclasse, na forma de tutoria, pode vir a atenuar com sucesso a falta de conhecimento prévio do aluno por meio da clarificação de conceitos.
Publicado
2012-06-01
Cómo citar
Braathen, P. C. (2012). APRENDIZAGEM MECÂNICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. REVISTA EIXO, 1(1), 63-69. https://doi.org/10.19123/eixo.v1i1.53
Sección
ARTIGOS