AUTO-ORGANIZAÇÃO DOS/AS MONITORES/AS: CONCEPÇÕES E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO – O CASO DO CEFFA DE BOA ESPERANÇA/ES

  • Renata Telau Instituto Federal do Espírito Santo
  • Hiata Anderson Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo/Ifes

Resumen

Este estudo tem o objetivo de investigar as percepções que um grupo de monitores/as, lotados na Escola Família Agrícola de Boa Esperança/ES, têm sobre o sistema de Auto-Organização utilizado nas escolas da Pedagogia da Alternância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, norteada pela análise bibliográfica e documental e pela realização de entrevistas abertas e semiestruturadas. A análise do material coletado revela que para o grupo de monitores/as investigado, a Auto-Organização configura-se como um momento de distribuição e gestão do poder e dos conflitos, bem como uma importante ferramenta para o fomento da autonomia e da cidadania entre as pessoas envolvidas.

Biografía del autor/a

Renata Telau, Instituto Federal do Espírito Santo
Filha de pequenos agricultores, educadora na Escola Família Agrícola de Boa Esperança desde 2005. Formada em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Venécia/ES [2005]. Especialista em Pedagogia da Alternância pelo Instituto Federal do Espírito Santo/IFES [2016].
Hiata Anderson Nascimento, Instituto Federal do Espírito Santo/Ifes
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor D I no Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Barra de São Francisco/ES e membro-conselheiro da Comissão de Ética dos/as Servidores/as do Ifes. Possui interesses nas seguintes áreas temáticas: Teoria Sociológica Clássica (Durkheim, Weber e Marx); Ética; Religiões e Política na contemporaneidade; Gênero e Sexualidade, bem como na interface entre as Ciências Sociais e Saúde.

Citas

CARVALHO, Márcio Augusto Vicente. Auto-Organização e Nação em Michel Debrun, Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas: Campinas, 2015;

CEPIS. Concepção de educação popular do CEPIS. São Paulo, 2012;

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância. Coleção AIDEFA, Editora Vozes: São Paulo/SP, 2007;

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 6.ed, Petrópolis: Vozes, 2010;

PAIXÃO JUNIOR, Valdir Gonzales. Bioética e Educação: O educador como facilitador da auto-organização pessoal e social: Reflexões a partir do pensamento de Edgar Morin. Revista Simbio-Logias, Vol. 06, n. 8, p. 4-10, 2013;

SAMPAIO, Wilson Alves. Auto-Organização e Hábitos: Uma Perspectiva Filosófica. 2005, 79f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP: Marília, 2005;

TELAU, Roberto. Ensinar – Incentivar - Mediar: dilemas nas formas de sentir, pensar e agir dos educadores dos CEFFAS sobre os processos de ensino/aprendizagem. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2015;

Documentos consultados

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE BOA ESPERANÇA – EFAEMEP. Estatuto da Associação de Estudantes do Centro Familiar de Formação em Alternância de Boa Esperança – AECEFFABE. Boa Esperança, 2013;

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE BOA ESPERANÇA – EFAEMEP. Planejamento Anual. Boa Esperança, 2016;

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE BOA ESPERANÇA – EFAEMEP. Relatório de Formação da Equipe de Monitores. Boa Esperança, 2016;

MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PROMOCIONAL DO ESPÍRITO SANTO – MEPES. Regimento Escolar da Escola Família Agrícola de Ensino Médio e Educação Profissional de Boa Esperança. Anchieta, 2016;

REGIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DOS CENTROS FAMILIARES DE FORMAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO – RACEFFAES. II Encontro das Lideranças das Associações de Estudantes do CEFFA. Pinheiros, 2005.

Publicado
2017-06-27
Cómo citar
Telau, R., & Nascimento, H. A. (2017). AUTO-ORGANIZAÇÃO DOS/AS MONITORES/AS: CONCEPÇÕES E DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO – O CASO DO CEFFA DE BOA ESPERANÇA/ES. REVISTA EIXO, 6(1), 12-22. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i1.355
Sección
ARTIGOS