Os 'monstros' estão entre nós: problematizações acerca da categoria 'humano' [V-FEPTI]

  • Elda Coelho de Azevedo Bussinguer Faculdade de Direito de Vitória/FDV
  • Hiata Anderson do Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0002-6751-8395
  • Roseane Vargas Rohr Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes

Resumen

Pensar o sentido da humanidade tem se constituído num dos grandes desafios éticos da contemporaneidade. O objetivo do artigo é discutir os limites da categoria 'humano', a partir da problematização do conceito de 'monstro', uma categoria cultural que nos permite pensar as vidas colocadas fora do campo da inteligibilidade social. Trata-se de uma pesquisa de corte bibliográfico e reflexivo. A discussão sobre os limites da humanidade tem suscitado uma gama de questões que necessitam ser postas em pauta, sob o risco de colocarmos em perigo a eficácia das ações voltadas para a inclusão social. Conclui-se o texto destacando a centralidade da empatia como o afeto que pavimenta o caminho para o reconhecimento da humanidade dos 'monstros'.

Biografía del autor/a

Elda Coelho de Azevedo Bussinguer, Faculdade de Direito de Vitória/FDV
Livre Docente pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio). Doutora em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Coordenadora de Pesquisa da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) . Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da FDV (Mestrado e Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais). Editora da Revista Direitos e Garantias Fundamentais. Coordenadora do Grupo do BIOGEPE- Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Públicas, Direito à saúde e Bioética. Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Direitos e Garantias Fundamentais. Membro do Conselho científico da Sociedade Brasileira de Bioética. Professora Associada II aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Hiata Anderson do Nascimento, Instituto Federal do Espírito Santo
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor D I no Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Barra de São Francisco/ES e membro-conselheiro da Comissão de Ética dos/as Servidores/as do Ifes. Possui interesses nas seguintes áreas temáticas: Teoria Sociológica Clássica (Durkheim, Weber e Marx); Ética; Religiões e Política na contemporaneidade; Gênero e Sexualidade, bem como na interface entre as Ciências Sociais e Saúde.
Roseane Vargas Rohr, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES (1989); Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ (1990); Mestre em Saúde Coletiva-UFES (2003); Técnica em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro - CBM-RJ (1985); Musicoterapeuta pelo CBM-RJ (2011); Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ (2013); Professora adjunto I do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES em regime de Dedicação Exclusiva; Coordenadora do programa de extensão vida, ciência e arte: inovação e criatividade no processo de formação em saúde; Coordenadora do Centro de Memória do Curso de Enfermagem da UFES. Líder do grupo "Arte, ciência e cuidado em saúde" cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ e certificado pela Ufes; Pesquisadora do Nuclearte-EEAN/UFRJ.

Citas

ARENDT, Hannah. O que é política? Rio de Janeiro:Bertrand Russel, 2002.

AVELAR, Idelber. Desconstruindo o ‘humano’ em ‘direitos humanos’: vida nua na era da guerra sem fim. In: Revista Estudos Políticos, Número 2 – 2011/01.Disponível em http://revistaestudospoliticos.com/numero-dois/ acesso em 10 janeiro de 2015.

BRESSIANI, Nathalie. Introdução à ‘Autonomia, vulnerabilidade, reconhecimento e justiça’, de Axel Honneth e Joel Anderson. In: Cadernos de Filosofia Alemã. São Paulo: USP, número 17, pp. 71-80.

BUTLER, Judith. Cuerpos que importam: sobre los limites materiales y discursivos del ‘sexo’. 1º edição. Buenos Aires:Paidós, 2002. 352 p.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 2003.

BUTLER, Judith. Vida precária. In: Revista Contemporânea: Revista de Sociologia da Ufscar, número 1, pp. 13-33. São Carlos/SP, 2011.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra. Quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 2015. 288 p.

COHEN, Jeffrey Jerome. A cultura dos monstros: sete teses. In: SILVA, Tomaz Tadeu da [org]. Pedagogia dos monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte:Autêntica, 2000. p. 23-60.

FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo:Martins Fontes, 2010.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.

LEITE JÚNIOR. Jorge. O que é um monstro? Filosofia e ciências [www.filosofia.seed.pr.gov.br], 2007. Acesso em 19 de outubro de 2015.

LEITE JÚNIOR, Jorge. Transitar para onde? Monstruosidade, (des)patologização, (in)segurança social e identidades transgêneras. In: Estudos Feministas, Florianópolis/SC, 20(2):256, maio/agosto de 2012.

MATTIO, Eduardo. Vulnerabilidad, normas de gênero y violência estatal: ontologia social y política sexual en La última Judith Butler. In: Pensamento Plural, Pelotas/RS [07]:159-172, julho/dezembro de 2010.

MATTOS, Patrícia. Axel Honneth: formas de desrespeito social. In: Revista Mente, Cérebro & Filosofia, número 8 – Formação do indivíduo e socialização: Habermas e Axel Honneth. São Paulo:Editora Duetto [s/d].

MELO, Rúriom [org]. A teoria crítica de Axel Honneth: reconhecimento, liberdade e justiça. São Paulo: Saraiva, 2013.

PEIXOTO JÚNIOR, Carlos Augusto. Sobre corpos e monstros: algumas reflexões contemporâneas a partir da filosofia da diferença. In: Psicologia em Estudo, Maringá, volume 15, nº 1, pp. 179-187, jan/mar. 2010.

PELED-ELHANAN, Nurit. Palestine in israeli school books: ideology and propaganda in education. New York: Palgrave USA, 2010.

SILVA, Felipe Gonçalves. Intersubjetividade e conflito: o reconhecimento e seus usos no pensamento político contemporâneo. In: RAMOS, Flamarion Caldeira; MELO, Rúrion; FRATESCHI, Yara. Manual de filosofia política. São Paulo: Saraiva, 2012.

TIBURI, Márcia. Judith Butler: feminismo como provocação. In: Revista Cult, edição especial, nº 6, São Paulo: Editora Bregantini, janeiro de 2016.

Publicado
2017-01-31
Cómo citar
Bussinguer, E. C. de A., Nascimento, H. A. do, & Rohr, R. V. (2017). Os ’monstros’ estão entre nós: problematizações acerca da categoria ’humano’ [V-FEPTI]. REVISTA EIXO, 5(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v5i2.333
Sección
ARTIGOS