Saberes da profissionalidade nos IFs para além da racionalidade técnica

  • Graziele Brandt IFC UFSC

Resumen

A pesquisa intitulada “Saberes da profissionalidade nos IFs para além da racionalidade técnica” tem como objetivo investigar e compreender quais são os saberes da profissionalidade necessários aos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos Institutos Federais de Educação (IFs). Tendo como problema central: Existe um conjunto de saberes inerentes à profisssionalidade dos professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), os quais atuam nos IFs? O percurso metodológico de caráter qualitativo baseou-se na aproximação dos autores que fundamentam o problema em questão e análise de conteúdo das vozes dos sujeitos da pesquisa. Do ponto de vista empírico, a pesquisa pretende contribuir para o campo da formação de professores para a Educação Profissional Tecnológica, especificamente, na formação pedagógica dos professores e teórico-metodológica na concepção da Educação Básica, Técnica e Tecnológica.  O aporte teórico que utilizamos para fundamentar os saberes da profissionalidade são os autores GIROUX (1986); TARDIF, C. e LESSARD, M. (2009); MOREIRA (2002); TARDIF (2000; 2002); NÓVOA (1992, 1995, 2013); PIMENTA, ANASTASIOU, CAVALLET (2003); e ZEICHNER (1993;2003). Os resultados da pesquisa apontaram que os saberes da profissionalidade dos professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico são os saberes teóricos,  os saberes da prática e os saberes pedagógicos. Entretanto, nas atividades de ensino-aprendizagem buscam romper com racionalidade técnica com ações pedagógicas pautadas na racionalidade emancipatória e na racionalidade crítica-comunicativa. Há também a necessidade de novas pesquisas e estudos sobre políticas públicas de formação dos professores do EBTT, as quais precisam ser criadas pelos órgãos nacionais, como a SETEC/MEC, para que esse direito não fique só eternizado na legislação educacional nacional; e sobre os saberes e a identidade dos professores dos IFs.

Biografía del autor/a

Graziele Brandt, IFC UFSC
PEDAGOGA SUPERVISORA EDUCACIONAL DO IFCDOUTORANDA DO PPGE - UFSC -LINHA ENSINO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES

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Publicado
2017-01-31
Cómo citar
Brandt, G. (2017). Saberes da profissionalidade nos IFs para além da racionalidade técnica. REVISTA EIXO, 5(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v5i1.319
Sección
ARTIGOS