ANÁLISE DA INSERÇÃO OCUPACIONAL DECORRENTE DO PRONATEC IFB – CÂMPUS CEILÂNDIA

  • Paulo Henrique Sales Wanderley Instituto Federal de Brasília

Resumen

Este estudo de caso tem por propósito analisar a inserção ocupacional oriunda do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Nesta pesquisa será avaliado qual o índice de discentes concluintes de cursos de Formação Inicial e Continuada ofertados pelo Instituto Federal de Brasília – IFB, Campus Ceilândia que conseguiram empregar-se e qual percentual de pessoas que estão trabalhando conseguiram emprego na área de formação do curso concluído. Por fim, serão propostas ações que melhorem esta efetividade.

Biografía del autor/a

Paulo Henrique Sales Wanderley, Instituto Federal de Brasília
Docente em Informática, na Área de Redes de Computadores e Doutor em Telecomunicações Resumo Lattes: Doutor em Engenharia Elétrica, na área de Telecomunicações (2011), Mestre em Engenharia Elétrica, na área de Telecomunicações (2009) e graduado em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília (2006). Atua como Docente em Informática (na área de Redes de Computadores) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB, no Campus Planaltina-DF. Possui experiência em ensino em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de Telecomunicações e Redes de Computadores, assim como na área técnica em Redes de Computadores, incluindo Projetos de Redes e em configuração de roteadores, firewalls, switches e circuitos de comunicação de dados. Possui experiência em Segurança da Informação, normas de segurança e implementação de políticas de segurança em firewalls e sistemas de detecção de intrusão. E também possui conhecimentos em Telecomunicações, na área de antenas e propagação de sistemas radiantes, nas tecnologias celular, WiMAX e Wi-Fi.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Lei nº 12.513. Brasília: MEC, out. de 2011.

______. Ministério da Educação. Lei nº 11.892. Brasília: MEC, dez. de 2008.

______. Presidência da República. Decreto 7.721. Brasília: MEC, abr. de 2008.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Manual de Gestão da Bolsa-Formação, nov. de 2011.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. PRONATEC. Disponível em <http://pronatec.mec.gov.br/pronatec.html>. Acessado em jul. 2012.

Cresswell, J. W., Research design: qualitative, quantitative and mixed method approaches, Thousand Oaks, California: Sage, 2003.

FREDENHAGEM, S. V.; COMETTI, N. N.; BONFIM, C. J. de L.; ARAÚJO, F. D. de. A voz da evasão. Revista Eixo, v.1, n.2. Brasília: Instituto Federal de Brasília, 2012.

SAVIANI, D., Sobre a concepção de politecnia, Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 1989.

Publicado
2017-01-06
Cómo citar
Sales Wanderley, P. H. (2017). ANÁLISE DA INSERÇÃO OCUPACIONAL DECORRENTE DO PRONATEC IFB – CÂMPUS CEILÂNDIA. REVISTA EIXO, 4(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v4i2.269
Sección
ESTUDO DE CASO