ANÁLISE DA INSERÇÃO OCUPACIONAL DECORRENTE DO PRONATEC IFB – CÂMPUS CEILÂNDIA
Resumen
Este estudo de caso tem por propósito analisar a inserção ocupacional oriunda do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Nesta pesquisa será avaliado qual o índice de discentes concluintes de cursos de Formação Inicial e Continuada ofertados pelo Instituto Federal de Brasília – IFB, Campus Ceilândia que conseguiram empregar-se e qual percentual de pessoas que estão trabalhando conseguiram emprego na área de formação do curso concluído. Por fim, serão propostas ações que melhorem esta efetividade.Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Lei nº 12.513. Brasília: MEC, out. de 2011.
______. Ministério da Educação. Lei nº 11.892. Brasília: MEC, dez. de 2008.
______. Presidência da República. Decreto 7.721. Brasília: MEC, abr. de 2008.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Manual de Gestão da Bolsa-Formação, nov. de 2011.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. PRONATEC. Disponível em <http://pronatec.mec.gov.br/pronatec.html>. Acessado em jul. 2012.
Cresswell, J. W., Research design: qualitative, quantitative and mixed method approaches, Thousand Oaks, California: Sage, 2003.
FREDENHAGEM, S. V.; COMETTI, N. N.; BONFIM, C. J. de L.; ARAÚJO, F. D. de. A voz da evasão. Revista Eixo, v.1, n.2. Brasília: Instituto Federal de Brasília, 2012.
SAVIANI, D., Sobre a concepção de politecnia, Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 1989.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).