INTEGRANDO SABERES: REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

  • Tiago Borges dos Santos Instituto Federal de Brasília.

Resumen

O objetivo geral deste ensaio é subsidiar reflexões e debates sobre a elaboração do currículo da educação profissional técnica de nível médio articulada, na forma integrada, com o ensino médio, no âmbito do Instituto Federal de Brasília. Entre as finalidades específicas do texto, elencam-se: a compilação da legislação sobre educação profissional e ensino médio; a síntese histórica da relação entre ensino médio e ensino técnico no Brasil República; o estabelecimento de parâmetros para a implantação do currículo integrado; a proposição de componentes curriculares para parte diversificada; e, por fim, a elaboração de uma proposta curricular integrada a ser desenvolvida pela instituição. A metodologia adotada compreendeu uma abordagem histórica, pedagógica e técnica do tema, conjugada ao cotejamento da legislação educacional. Como resultado, pode-se elencar a definição da carga horária dos cursos e a sugestão de uma referência curricular a ser adequada e aperfeiçoada, de acordo com a realidade de cada Campus do Instituto Federal de Brasília.

Biografía del autor/a

Tiago Borges dos Santos, Instituto Federal de Brasília.
Mestre em História pela Universidade de Brasília.Docente de História em instituições privadas de ensino básico e superior.Consultor em História no Senado Federal através da empresa Memória Viva.Atualmente, Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Brasília.
Publicado
2012-12-31
Cómo citar
Santos, T. B. dos. (2012). INTEGRANDO SABERES: REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. REVISTA EIXO, 1(2), 57-71. https://doi.org/10.19123/eixo.v1i2.25
Sección
ARTIGOS