A FUNÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumen
Este artigo apresenta o processo construtivo de representações sociais e procura demonstrar como as colaboradoras (professoras de português do ensino público do Distrito Federal), reunidas em grupo focal, fundamentam suas representações sobre o uso da norma-padrão da língua portuguesa e sobre a função docente que exercem. O objetivo é verificar a força dessas representações em suas práticas pedagógicas. O quadro teórico desse estudo pressupõe interdisciplinaridade entre a sociolinguística interacional, a análise do discurso e a psicologia social. Essas áreas de estudo apresentam uma concepção similar sobre a linguagem como processo de interação em uso efetivo, na perspectivade ação social.
Publicado
2015-06-30
Cómo citar
Pereira, A., & Souza, A. M. de. (2015). A FUNÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REVISTA EIXO, 4(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v4i1.232
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).