O PAPEL E O MAR: SOBRE AS ESTÓRIAS QUE NÃO NOS CONTAM DOS PERSONAGENS NEGROS DA NOSSA HISTÓRIA

  • Maíra Zenun de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Resumen

O presente artigo tem por finalidade discutir, a partir do curta-metragem “O Papel e o Mar”, de  Luiz Antônio Pilar, a importância de obras que tragam para o protagonismo da História do Brasil, as estórias vividas por mulheres e homens negros brasileiros. Neste sentido, foi feita uma revisão bibliográfica a respeito da representação social do negro na mídia brasileira, a fim de pôr em relevância o quanto a ausência destas imagens dificulta a construção de um imaginário coletivo, nacional, que valorize a presença negra na História da sociedade brasileira. A partir da obra em questão, foi possível discutir como Carolina de Jesus, escritora, e João Cândido, o Almirante Negro, são personagens importantes, e como, apesar de iniciativas como a deste filme, ainda há uma enorme carência de produtos que revelem estas estórias individuais de liderança negra brasileira.

Biografía del autor/a

Maíra Zenun de Oliveira, Universidade Federal de Goiás
Socióloga, pesquisadora, educadora, videografista e fotógrafa. Concluiu, em 2007, o Mestrado em Sociologia da Cultura, pela Universidade de Brasília (UnB), onde tratou sobre o processo de industrialização do cinema brasileiro e apresentou a dissertação "Os intelectuais na terra de Vera Cruz: cultura, identidade e modernidade." Em dezembro de 2013, foi selecionada para o Doutorado em Sociologia da Cultura, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com o projeto "Imagens e Autorrepresentação: uma estética negra no cinema africano." Atualmente, mantém um blog de imagens – www.floresdemaiomairazenun.com.br –, além de pesquisa sobre a questão da autorrepresentação sociocultural das culturas negras contemporâneas, e estudo sobre formas de se realizar etnografias urbanas através do audiovisual. Há mais de quatro anos, participa, como pesquisadora, do TRANSE/UnB – Núcleo Transdisciplinar de Estudos sobre a Performance –, orientado pelo Prof. Dr. João Gabriel Teixeira. Quanto a experiência profissional, atua há mais de sete anos como professora de Sociologia, para o Ensino Médio, e Antropologia e Sociologia para o Ensino Superior. Possui publicações e participação em eventos na área de Ciências Sociais/Humanas e Artes Visuais, onde já apresentou trabalhos com ênfase nas linguagens da Sociologia da Cultura e da Imagem, Fotografia, Cinema, Vídeo-performance e Educação. Por fim, atua com os seguintes temas acadêmicos: audiovisual, cinema, educação, literatura, recepção, performance, sociologia do conhecimento visual e da cultura.
Publicado
2014-12-23
Cómo citar
Oliveira, M. Z. de. (2014). O PAPEL E O MAR: SOBRE AS ESTÓRIAS QUE NÃO NOS CONTAM DOS PERSONAGENS NEGROS DA NOSSA HISTÓRIA. REVISTA EIXO, 3(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v3i2.133
Sección
ARTIGOS