Neurociência e educação:

um guia para incrementar a prática docente dos licenciandos em Biologia

  • Sarah da Silva Oliveira IFB
  • Marcelo de Faria Salviano IF Brasília

Resumen

Este artigo apresenta um estudo de caso com ênfase na neurociência, mais especificamente neurociência cognitiva, visando incrementar práticas pedagógicas que já são realizadas e discutindo metodologias que se encaixam com processamentos cerebrais, pois essas tendem a ser mais eficazes. O presente trabalho realizou uma revisão bibliográfica de artigos publicados de 2010 a 2021 disponibilizados na plataforma Google Acadêmico, selecionados por meio dos descritores: neurociência, educação, licenciatura, ensino de biologia. A partir dessa revisão, foram selecionadas estratégias de ensino e aprendizagem que utilizaram música, desenho e jogos para enriquecer as aulas. Toda informação coletada foi utilizada para a elaboração de um guia, que servirá como ferramenta de auxílio àqueles que se identificam como educadores ou futuros docentes. Esse guia tem como objetivo o entendimento de como se aprende e de como se ensina, de forma a enriquecer a prática pedagógica, além de evidenciar a importância de conhecer o desenvolvimento do sistema nervoso central. Por fim, o guia elaborado foi validado por educadores responsáveis pelos componentes curriculares obrigatórios de prática de ensino do Curso de Licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina. Esses professores responderam a um formulário online sobre o guia educacional gerado e suas contribuições para o ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos a partir do questionário foram muito satisfatórios, pois evidenciam a utilidade e a importância das propostas trazidas por meio de guias educacionais, juntamente com a utilização de métodos didáticos, assim como evidencia a acessibilidade dos estudantes aos métodos lúdicos cujos benefícios serão utilizados em sala de aula.

Biografía del autor/a

Sarah da Silva Oliveira, IFB
Licenciada em Biologia pelo IFB Campus Planaltina.
Marcelo de Faria Salviano, IF Brasília
Possui Mestrado(2002) e Doutorado (2006) em Química pelo Instituto de Química de Araraquara, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1998). Atualmente Professora D.E do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos Oxidativos Avançados (fotocatálise heterogênea), obtenção e caracterização de filmes pelo método, tratamento de poluentes orgânicos e educação ambiental.
Publicado
2023-12-29
Cómo citar
da Silva Oliveira, S., & Salviano, M. de F. (2023). Neurociência e educação:. REVISTA EIXO, 12(3), 78-86. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1121