Neurociência e educação:
um guia para incrementar a prática docente dos licenciandos em Biologia
Resumen
Este artigo apresenta um estudo de caso com ênfase na neurociência, mais especificamente neurociência cognitiva, visando incrementar práticas pedagógicas que já são realizadas e discutindo metodologias que se encaixam com processamentos cerebrais, pois essas tendem a ser mais eficazes. O presente trabalho realizou uma revisão bibliográfica de artigos publicados de 2010 a 2021 disponibilizados na plataforma Google Acadêmico, selecionados por meio dos descritores: neurociência, educação, licenciatura, ensino de biologia. A partir dessa revisão, foram selecionadas estratégias de ensino e aprendizagem que utilizaram música, desenho e jogos para enriquecer as aulas. Toda informação coletada foi utilizada para a elaboração de um guia, que servirá como ferramenta de auxílio àqueles que se identificam como educadores ou futuros docentes. Esse guia tem como objetivo o entendimento de como se aprende e de como se ensina, de forma a enriquecer a prática pedagógica, além de evidenciar a importância de conhecer o desenvolvimento do sistema nervoso central. Por fim, o guia elaborado foi validado por educadores responsáveis pelos componentes curriculares obrigatórios de prática de ensino do Curso de Licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina. Esses professores responderam a um formulário online sobre o guia educacional gerado e suas contribuições para o ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos a partir do questionário foram muito satisfatórios, pois evidenciam a utilidade e a importância das propostas trazidas por meio de guias educacionais, juntamente com a utilização de métodos didáticos, assim como evidencia a acessibilidade dos estudantes aos métodos lúdicos cujos benefícios serão utilizados em sala de aula.
Publicado
2023-12-29
Cómo citar
da Silva Oliveira, S., & Salviano, M. de F. (2023). Neurociência e educação:. REVISTA EIXO, 12(3), 78-86. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1121
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).