Explorando o Afrofuturismo como Fonte de Inspiração para o Ensino das Danças Tradicionais Brasileiras: Desafiando Práticas Colonialistas na Educação Artística
Resumen
Este texto aborda a necessidade de repensar o ensino das danças brasileiras no contexto da colonialidade, buscando alternativas para combater as práticas colonizadoras que resultaram na exclusão dos legados afro-brasileiros e ameríndios dos currículos escolares. As danças estrangeiras têm recebido prioridade em relação às danças brasileiras nos cursos de graduação em Dança, o que leva a uma formação de professores com uma perspectiva colonial na educação em dança. Reconhece-se a influência colonizada nas produções artísticas brasileiras e a importância de questionar as bases metodológicas existentes. Diante dessa realidade, a pesquisa propõe explorar o Afrofuturismo como uma fonte de inspiração para o desenvolvimento de métodos alternativos de ensino das danças tradicionais brasileiras, capazes de enfrentar as práticas colonizadoras hegemônicas. O estudo é dividido em etapas, que incluem a teorização dos conceitos relacionados aos Estudos Decoloniais, Dança, Ficção Científica e Afrofuturismo, experimentos artísticos e a elaboração de um método de ensino. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa bibliográfica e da experimentação artística, fornecendo material para a próxima etapa da pesquisa, que consistirá na criação de planos de aula de danças brasileiras com temática afrofuturista, aplicáveis em diferentes níveis de ensino.
Publicado
2023-12-29
Cómo citar
Nepomuceno, C. (2023). Explorando o Afrofuturismo como Fonte de Inspiração para o Ensino das Danças Tradicionais Brasileiras: Desafiando Práticas Colonialistas na Educação Artística. REVISTA EIXO, 12(3), 57-65. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1105
Sección
ARTIGOS
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