Teatro de formas animadas

um prisma metodológico para a formação de professores/as de artes

Resumen

O texto é fruto de um projeto de pesquisa que analisa os contextos formativos de professores/as de artes da educação em um município de médio porte do interior da Bahia. Abordam-se as ações desenvolvidas a partir de plano de trabalho de iniciação à pesquisa cujo objetivo foi o de refletir e propor uma visada metodológica no campo do ensino de artes, tendo como referência uma das técnicas do Teatro de Formas Animadas (TFA), o boneco de luva (ou fantoche). Para tanto, parte-se da problematização do limitado acesso a políticas de formação inicial ou continuada de professores e professoras de artes, enfocando a defasagem entre área de atuação e de formação dos docentes deste componente. Além disso, toma-se a perspectiva de ensino interdisciplinar em artes como potencial para a abordagem do teatro de formas animadas na sala de aula. Por fim, vislumbra-se um prisma metodológico sobre o trabalho com o teatro de animação, seus aspectos históricos, estéticos e técnicos, a partir de uma proposição prática. O fito deste percurso argumentativo e propositivo é o de contribuir para a fortuna crítica em torno de percursos possíveis de formação inicial e/ou continuada para docentes ou estudantes de licenciatura. Palavras-Chave: Teatro de Formas Animadas; Metodologia; Ensino de artes; Formação docente.

Biografía del autor/a

Zuliane Batista dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia
Graduanda no curso de Licenciatura em Artes e suas Tecnologias pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire IHAC-CPF-UFSB.
Publicado
2023-07-26
Cómo citar
Almeida Araújo, G., & Batista dos Santos, Z. (2023). Teatro de formas animadas. REVISTA EIXO, 12(2), 82-91. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1100