VALIDAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Aline de Oliveira Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Francisco Wagner de Sousa Paula Universidade Estadual do Ceará

Resumen

Os recursos didáticos contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de modo diversificado, prático e inclusivo. Neste contexto, objetivou-se construir e validar um recurso didático adaptado para o ensino de Ciências para ser usado com alunos com necessidades educativas especiais. A metodologia usada teve abordagem quantitativa do tipo metodológico. Participaram do processo de validação 17 professores de Ciências do Ensino Fundamental – anos finais que ministravam aula na sala de ensino regular e sala de atendimento especializado, e a coleta dos dados ocorreu no período de outubro a novembro de 2020 e respeitando os aspectos éticos. O recurso didático foi validado por juízes observando os critérios de objetivo, da estrutura e apresentação e da relevância, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,96, proporcionando ensino, aprendizado e inclusão. Portanto, validar um recurso didático que possa incluir os alunos permite o fortalecimento de vínculos e da aprendizagem, tornado estes alunos protagonistas dos seus conhecimentos.

Biografía del autor/a

Aline de Oliveira Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Professora. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará.
Publicado
2023-07-26
Cómo citar
Aline de Oliveira Silva, & Wagner de Sousa Paula, F. (2023). VALIDAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. REVISTA EIXO, 12(2), 12-21. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1060