PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA DO COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO EM GRUPO EM UM INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Relato de experiência de intervenção em grupo em um Instituto de Ciência e Tecnologia.
Abstract
A crise sanitária ocasionada pela pandemia do COVID-19 impactou diversas áreas, como política, economia, relações de trabalho e educação. Nesse último campo, a paralisação das atividades não essenciais, necessária como medida de segurança, também gerou o debate quanto às desigualdades sociais e acesso a direitos universais, como a educação. As instituições de ensino se viram frente a um novo desafio quanto à inclusão digital, ao acesso igualitário às metodologias para o retorno das atividades e estruturação de currículo e práticas pedagógicas no contexto do isolamento social. Esses desafios também afetaram a prática da psicologia escolar, levantando reflexões quanto à prática do atendimento on-line, a necessidade de acompanhamento psicossocial e novas formas de acolhimento e contato com a comunidade escolar. Entendendo que os estudantes ocupam o lugar de protagonistas no universo escolar e ganham centralidade nesse contexto, oportunizar espaços dialógicos on-line/presenciais para que os estudantes expressassem seus afetos e emoções, compreendessem a sua percepção da realidade atual e ressignificassem seus sentimentos e sua relação com a escola foi considerada uma ação importante para ser desenvolvida no contexto remoto. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a experiência conduzida por três psicólogas da rede de educação profissional e tecnológica no acompanhamento discente durante este período de ensino remoto em três Campi do Instituto Federal de Brasília.
Published
2022-12-28
How to Cite
Silva Costa, L., Lima Carvalho Branco, M., & Santos da Rocha Pinto, I. (2022). PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA DO COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO EM GRUPO EM UM INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. REVISTA EIXO, 11(4), 45-55. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i4.993
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).