Educação profissional distrital em Ceilândia à luz da relação entre educação e trabalho
Abstract
O Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia é uma instituição pública distrital ofertante de educação profissional, inaugurada em 1982 e tem uma função social importante para a região atendida. Este artigo tem como objetivo principal a compreensão da evolução da educação profissional distrital desenvolvida em Ceilândia/Distrito Federal, especificamente na instituição supracitada, à luz da relação entre educação e trabalho. Com o propósito de alcançar a finalidade proposta, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental, para constituir os principais acontecimentos da referida instituição e a pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases conceituais no âmbito de educação e trabalho para discuti-los diante do contexto da ins-tituição. Por meio do estudo, compara-se as concepções e perspectivas que conduziram e conduzem a instituição, percebendo articulações sociais que influenciam nas decisões tomadas. Identifica-se também o desafio de propiciar uma formação que rompa com o tecnicismo, a alienação e o mero treinamento para o trabalho, assegurando uma educação que seja crítica e conscientizadora, viabilizando a compreensão e a transformação científica e tecnológica dos princípios que embasam a produtividade e a vida social.
Published
2019-05-23
How to Cite
Silva, K. C. (2019). Educação profissional distrital em Ceilândia à luz da relação entre educação e trabalho. REVISTA EIXO, 8(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.570
Section
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).