Habilidades sociais e a formação universitária de professores

  • NÁDIA MANGABEIRA CHAVES Instituto Federal de Brasília
  • SIMONE BRAZ FERREIRA GONTIJO Instituto Federal de Brasília
  • SÓNIA MARIA GOMES ALEXANDRE GALINHA Instituto Politécnico de Santarém

Abstract

A perspectiva da formação global de estudantes universitários prevê a adoção de estratégias educativas que incluam o desenvolvimento de competências e habilidades não somente acadêmicas. Este artigo objetiva discutir acerca do campo das habilidades sociais no contexto educativo como área capaz de contribuir com o processo formativo dos futuros professores. São abordados temas referentes às orientações legais para as propostas curriculares das instituições de ensino superior; ao aumento de estudantes em cursos de graduação nas instituições públicas e privadas de ensino superior; à proposta das habilidades sociais educativas e de constituição de fóruns de discussão para reflexão quanto às competências e habilidades requeridas ao futuro professor.

Author Biographies

NÁDIA MANGABEIRA CHAVES, Instituto Federal de Brasília
Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (2010). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Estácio de Sá (2015). Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária pelo Instituto Politécnico de Santarém, Portugal (2017). Atualmente é psicóloga no Instituto Federal de Brasília (IFB).
SIMONE BRAZ FERREIRA GONTIJO, Instituto Federal de Brasília
Doutora (2014) e mestre (2001) em Educação pela Univesidade de Brasília. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1994). É professora do Instituto Federal de Brasília, campus Ceilândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, avaliação e didática.
SÓNIA MARIA GOMES ALEXANDRE GALINHA, Instituto Politécnico de Santarém
Doutora em Psicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, Portugal (2007), Mestre em Saúde Escolar pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal (2003) e Licenciada em Psicologia pelo ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal(1996). Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal. 

References

BANDEIRA, M.; QUAGLIA, M.A.C. Habilidades sociais de estudantes universitários: identificação de situações sociais significativas. Interação em Psicologia, v. 9, n. 1, p. 45-55, jan-jun. 2005.

BARTHOLOMEU, D.; NUNES, C.H.S.S.; MACHADO, A.A. Traços de personalidade e habilidades sociais em universitários. Psico USF, v. 13, n. 1, p. 41-50, 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Disponível em:. Acesso em: 17 nov. 2016.

BRASIL. Lei no 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/L11096.htm>. Acesso em: 16 jan. 2017.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 01 mar. 2017.

CARRARA, K.; BETETTO, M.F. Formação ética para a cidadania: uma investigação de habilidades sociais medidas pelo inventário de habilidades sociais. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 26, n. 3. p. 337-347, jul-set. 2009.

CUNHA, Maria Isabel da. Aprendizagens significativas na formação inicial de professores: um estudo no espaço dos Cursos de Licenciatura. Interface-Comunic., Saúde, Educ., v. 5, n. 9, p.103-116, agosto, 2001.

CYSNEIROS, P.G. Competências para ensinar com novas tecnologias. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 12, p. 23-33, 2004.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Um programa de desenvolvimento de habilidades sociais na formação continuada de professores. CD-Rom dos trabalhos selecionados para apresentação para o grupo de formação continuada de professores, v. 29, 1997.

DEL PRETTE, Z. A. P; DEL PRETTE, A. Desenvolvimento interpessoal e educação escolar: o enfoque das habilidades sociais. Temas em Psicologia, v. 6, n. 3, p. 217-229, 1998. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1998000300005&lng=pt&tlng=pt>.Acesso em: 11 maio. 2016.

DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A. Desenvolvimento interpessoal: uma questão pendente no ensino universitário. In MERCURI, Elizabeth & POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. (Orgs.). Estudante universitário: características e experiências de formação, Taubaté: Cabral, 2003a.

DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A. No contexto da travessia para o ambiente de trabalho: treinamento de habilidades sociais com universitários. Estudos de psicologia, v. 8, n. 3, p. 413-420, 2003b.

DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A. Relações interpessoais e habilidades sociais na educação. Texto online, disponibilizado em:<http://www.rihs.ufscar.br> em dez. 2006. Acesso em: 16 dez. 2016.

DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A. Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia, v. 18, n. 41, p. 517-530, 2008.

DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A. Habilidades sociais e análise do comportamento: proximidade histórica e atualidades. Perspectivas em análise do comportamento, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 104-115, 2010.

DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A.; BARRETO, M.C.M. Análise de um Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em uma amostra de universitários. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 14, n. 3, p. 219-228, set-dez. 1998.

DEL PRETTE, Z.A.P. et al. Habilidades sociais do professor em sala de aula: um estudo de caso. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 11, n. 3, 1998.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LOPES, Daniele Carolina. Programa universal de habilidades sociais aplicado pelo professor: impacto sobre comportamentos sociais e acadêmicos. 2013. 246f. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Brasil, 2013.

MARQUES, C.A.; PEREIRA, J.E.D. Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: construindo alternativas para a formação inicial de professores. Educação & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 117-142, 2002.

MEIRELES, R.M. As relações entre as medidas de habilidades sociais do professor do ensino fundamental II e seu desempenho social em sala de aula. Revista Visões, 6ª Edição, v. 1, n. 6, 2008.

MURTA, S.G. Aplicações do treinamento em habilidades sociais: análise da produção nacional. Psicologia: Reflexão e crítica, v. 18, n. 2, p. 283-291, 2005.

PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. A formação de professores e a responsabilidade das universidades. Estudos avançados, v. 15, n. 42, p. 317-332, 2001.

PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista brasileira de educação, v. 12, n. 5-21, set-dez, 1999.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Humanismo, Personalismo e os desafios sociais da educação contemporânea. Revista de Educação Pública, v. 18, n. 36, p. 155-163, p. 155-163, jan-abr. 2009.

SOARES, A.B.; MELLO, T.V.S. Habilidades sociais entre professores e não professores. Revista brasileira de terapias cognitivas, Rio de Janeiro. v. 5, n. 2, p. 15-27, nov. 2009.

Published
2018-12-18
How to Cite
CHAVES, N. M., GONTIJO, S. B. F., & GALINHA, S. M. G. A. (2018). Habilidades sociais e a formação universitária de professores. REVISTA EIXO, 7(3), 184-194. https://doi.org/10.19123/eixo.v8i3.500
Section
ARTIGOS