Educação Profissional e Tecnológica: a acessibilidade como garantia de inclusão a alunos com deficiência [V-FEPTI]
Abstract
Este artigo apresenta pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Codó, a qual teve como objetivo nortear as ações a serem desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) nesta instituição, de modo a garantir o desenvolvimento de ações educativas inclusivas, capazes de atender às especificidades dos/as alunos/as com deficiência estudantes na instituição. Para tanto, abordamos os direitos adquiridos, ao longo do tempo, através de reivindicação das pessoas com deficiência, as quais, de acordo com um paradigma segregador, eram impedidas de usufruir dos espaços públicos. Assim, analisamos discussões sobre inclusão e acessibilidade, sobretudo no espaço educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa optou-se pela pesquisa qualitativa com a realização de entrevistas realizadas com o diretor geral do campus, professores e alunos com deficiência acerca das condições de inclusão e acessibilidade na referida instituição.
Published
2017-01-31
How to Cite
Lopes, S. T. C., Martins, C. F. S., Chaves, A. A. da S., & Tavares, A. C. C. (2017). Educação Profissional e Tecnológica: a acessibilidade como garantia de inclusão a alunos com deficiência [V-FEPTI]. REVISTA EIXO, 5(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v5i2.323
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).