EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA SURDOS NO IFB: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?

  • Alessandra do Carmo Fonseca Instituto Federal de Brasília
  • Girlane Maria Ferreira Florindo Instituto Federal de Brasília

Abstract

Este artigo se propôs a discutir a educação profissional de alunos surdos no Instituto Federal de Brasília, assim buscou-se verificar que ações estão sendo realizadas para que esse aluno tenha garantido o acesso e a permanência na escola. Nosso país é signatário da Declaração de Salamanca (1994) documento que se constitui como uma das mais importantes referencias internacionais no campo da educação especial e proclama a educação inclusiva como princípio norteador da educação para todos. Nesse sentido, a educação inclusiva conceitua um modelo educacional pautado na compreensão dos direitos humanos, com o objetivo de reconhecer e valorizar a diversidade como condição humana. Ao ponderar tais colocações, é possível fomentar que, para uma formação plena do aluno surdo se faz necessário garantir o direito à igualdade de ensino, o que pressupõe conhecer suas necessidades específicas e as implicações no atendimento educacional, para realmente assegurar a presença, a participação e o sucesso no ensino profissional e tecnológico. Isto posto, é necessário que a escola se prepare para receber o aluno, pois só assim poderá prestar um atendimento educacional de qualidade. Nesse trabalho realizamos o Estudo de Caso embasado em documentos oficiais, e literatura das áreas da educação e da linguística. Os instrumentos utilizados para análise foram o questionário, enviados aos servidores e a entrevista, realizada com um aluno surdo. Os questionários apresentam respostas favoráveis à inclusão de alunos surdos, mas o resultado da entrevista é negativo, o que revela uma discrepância em relação ao discurso pronunciado e a atuação na prática escolar cotidiana.

Author Biographies

Alessandra do Carmo Fonseca, Instituto Federal de Brasília
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, Aluna da Especialização em Educação Profissional do IFB
Girlane Maria Ferreira Florindo, Instituto Federal de Brasília
Mestre em Letras / PUC-Rio, Gestora Distrital de Ações Inclusivas da Ação Tec Nep/SETEC/MEC, Coordenadora de Educação Inclusiva- Instituto Federal de Brasília-IFB.
Published
2012-12-31
How to Cite
Fonseca, A. do C., & Florindo, G. M. F. (2012). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA SURDOS NO IFB: UMA PROPOSTA POSSÍVEL?. REVISTA EIXO, 1(2), 109-152. https://doi.org/10.19123/eixo.v1i2.24
Section
ARTIGOS