ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONSELHO DE CLASSE: A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO
Abstract
O Conselho de Classe é considerado atualmente uma instância colegiada, participativa e deliberativa que trata de assuntos pedagógicos relacionados às questões de ensino e aprendizagem. No Instituto Federal de Brasília (IFB), as reuniões dos Conselhos agregam equipe multidisciplinar formada por professores das diversas áreas, representantes discentes, coordenadores de cursos e equipe técnica. A coordenação pedagógica tem a função de presidir os Conselhos de Classe, realizar os registros e sugerir encaminhamentos para os assuntos levantados. Este artigo apresenta os resultados da participação da coordenação pedagógica nas práticas de formação docente que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do IFB, especialmente no Campus São Sebastião. Por participar de todos os Conselhos do Campus e registrá-los, a coordenação pedagógica tem uma visão ampla das situações recorrentes e dos problemas apresentados. A partir das demandas apontadas, ela pode, portanto, pensar em soluções, fazer encaminhamentos e subsidiar a organização da formação pedagógica continuada para docentes do Campus. Com base em uma observação participante e análise dos registros feitos ao longo do processo, foi possível perceber a necessidade de ampliação das reuniões dos Conselhos de Classe para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Campus São Sebastião. O engajamento dos docentes e discentes nos Conselhos foi afetado positivamente a partir do desenvolvimento e uso dos instrumentos pré-conselho, que são ferramentas produzidas pela coordenação pedagógica em conjunto com o corpo docente, visando à participação discente. A partir dos registros e encaminhamentos, a coordenação pedagógica propôs ações com o objetivo de contribuir para a melhoria do processo didático-pedagógico no Campus.
Published
2015-06-30
How to Cite
de Oliveira, B. C. (2015). ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONSELHO DE CLASSE: A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO. REVISTA EIXO, 4(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v4i1.195
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).