EFEITOS NEGATIVOS DA PANDEMIA DE COVID-19:
ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA EM PLANALTINA DF
Abstract
As transformações ocorridas com o avanço do Novo Coronavírus, causador da doença COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade, seja ela econômica, social e, até mesmo, a educacional. Diante das medidas de distanciamento social, toda a comunidade escolar foi desafiada a se adaptar ao novo contexto, do ensino remoto. O presente trabalho tem como objetivo um estudo de caso sobre os impactos negativos da pandemia e suas consequências na escola CED Stella em Planaltina - DF e como a aprendizagem pode ter sido prejudicada com o cancelamento das aulas presenciais. A metodologia apresenta uma abordagem quali-quantitativa, tratando-se de uma pesquisa básica de observação por meio de questionários. Foi realizada em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio e com seus respectivos professores, no período pós-pandêmico (1° semestre de 2022). Também foi investigada a situação da evasão escolar. Nos resultados foram identificados impactos negativos da pandemia e com sérias consequências na aprendizagem dos alunos. Ficou clara também a importância em todo o processo de ensino e aprendizagem da presença do professor como mediador do conhecimento. Em relação à evasão escolar, somente dados de 2019 foram compartilhados, indicando uma evasão de 23,2 % no 9° ano. Por fim, os prejuízos durante o ensino remoto foram percebidos tanto por discentes quanto docentes e é urgente a necessidade de pensar em estratégias que possam minimizar ou diluir essas deficiências.
Published
2023-12-29
How to Cite
MILHOMEM PAIXÃO, S. S. R., & ROSA, K. B. (2023). EFEITOS NEGATIVOS DA PANDEMIA DE COVID-19:. REVISTA EIXO, 12(3), 43-56. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1151
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).