A filosofia da tecnologia e a formação de professores da educação profissional: algumas reflexões
Abstract
Este ensaio teórico busca apresentar algumas reflexões sobre a necessidade da inclusão da filosofia da tecnologia nos cursos de formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica. Para tanto, fará diálogos com alguns filósofos deste campo de conhecimento articulando suas ideias com os resultados obtidos em algumas investigações brasileiras sobre concepções docentes de tecnologia. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e utilização da pesquisa bibliográfica como meio de investigação. As interlocuções realizadas, entre as teorias filosóficas e as pesquisas educacionais empíricas, indicam que os professores, de modo geral, apresentam visão acrítica de tecnologia, culminando na reafirmação do modelo tecnológico vigente, que aumenta as diferenças entre classes sociais e privilegia grupos como detentores da tomada de decisão sobre os aspectos tecnológicos.
Published
2013-12-30
How to Cite
Barbosa, L. C. A. (2013). A filosofia da tecnologia e a formação de professores da educação profissional: algumas reflexões. REVISTA EIXO, 2(2), 66-78. https://doi.org/10.19123/eixo.v2i2.114
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