UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM BASE NOS GÊNEROS ORAIS:
O PODCAST NO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Este artigo tem como objetivo investigar sobre a oralidade na Base Nacional Comum Curricular (Lei n.º 13.415/2017) com a proposta de um modelo de sequência didática que se respalde na importância da elaboração de estratégias para o trabalho pedagógico com a oralidade dentro de sala de aula, utilizando como suporte didático o podcast no ensino fundamental. O aporte teórico basilar utilizado para a pesquisa foram: BNCC (2017), Carvalho e Ferrarezi (2018), Elias (2018) e outros que discutem o tema. Os dados analisados compõem o corpus da pesquisa – a legislação educacional que considera a inter-relação entre as dinâmicas dos gêneros orais e sua importância em sala de aula – as quais se estruturam em uma sequência didática, que sistematizam o ensino da oralidade. Ressalta-se que, nos anos finais do ensino fundamental, é essencial o trabalho, de forma ordenada, programada e continuada, com a oralidade para que os alunos sejam proficientes em relação ao uso da língua materna nas variadas situações comunicativas.
Published
2023-12-29
How to Cite
Sousa, M. do C. A. de, Andrade, F. W. de O., Carvalho, M. H. da S., & Barreto, S. P. (2023). UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM BASE NOS GÊNEROS ORAIS: . REVISTA EIXO, 12(3), 4-13. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1094
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