AS MUDANÇAS INSTITUCIONAIS OCORRIDAS NO PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDIMENTO PRODUTIVO DO DISTRITO FEDERAL – PRÓ-DF II
Abstract
O Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal – PRÓ-DF II é uma política de desenvolvimento econômico que foi instituída em 2003 e suspensa em 2017 pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal por apresentar diversas irregularidades. Basicamente, o presente artigo teve como objetivo identificar as mudanças institucionais ocorridas durante a implementação do programa. Para entender o processo das mudanças institucionais ocorridas, foi realizada uma pesquisa baseada em bibliografia, documentação oficial e com abordagem qualitativa apoiada no relatório de auditoria feito pelo Tribunal. Os resultados mostraram que os arranjos institucionais foram decisivos nesse processo, pois as decisões tomadas pelos agentes no tocante à execução do programa vão de encontro às regras estabelecidas. O desempenho institucional promoveu mudanças no escopo do programa que implicou na descontinuidade. Logo, o programa não gerou desenvolvimento econômico na região, como também demonstrou semelhança com programas de distribuição de benefícios sociais.
Published
2022-12-22
How to Cite
Bispo, F. C. da S., & Baldez de Oliveira, E. (2022). AS MUDANÇAS INSTITUCIONAIS OCORRIDAS NO PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDIMENTO PRODUTIVO DO DISTRITO FEDERAL – PRÓ-DF II. REVISTA EIXO, 11(3), 97-108. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.1005
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).