PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA DO COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO EM GRUPO EM UM INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Relato de experiência de intervenção em grupo em um Instituto de Ciência e Tecnologia.

  • Lorena Silva Costa Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina
  • Marina Lima Carvalho Branco
  • Iasmin Santos da Rocha Pinto

Resumo

A crise sanitária ocasionada pela pandemia do COVID-19 impactou diversas áreas, como política, economia, relações de trabalho e educação. Nesse último campo, a paralisação das atividades não essenciais, necessária como medida de segurança, também gerou o debate quanto às desigualdades sociais e acesso a direitos universais, como a educação. As instituições de ensino se viram frente a um novo desafio quanto à inclusão digital, ao acesso igualitário às metodologias para o retorno das atividades e estruturação de currículo e práticas pedagógicas no contexto do isolamento social. Esses desafios também afetaram a prática da psicologia escolar, levantando reflexões quanto à prática do atendimento on-line, a necessidade de acompanhamento psicossocial e novas formas de acolhimento e contato com a comunidade escolar. Entendendo que os estudantes ocupam o lugar de protagonistas no universo escolar e ganham centralidade nesse contexto, oportunizar espaços dialógicos on-line/presenciais para que os estudantes expressassem seus afetos e emoções, compreendessem a sua percepção da realidade atual e ressignificassem seus sentimentos e sua relação com a escola foi considerada uma ação importante para ser desenvolvida no contexto remoto. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a experiência conduzida por três psicólogas da rede de educação profissional e tecnológica no acompanhamento discente durante este período de ensino remoto em três Campi do Instituto Federal de Brasília.

Biografia do Autor

Lorena Silva Costa, Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina
Bacharel em Psicologia. Especialista em Psicologia clínica na abordagem Gestalt-terapia. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Experiência em avaliação neuropsicológica e reabilitação cognitiva de idosos e psicoterapia com adultos em sofrimento psíquico grave. Atual psicóloga escolar no IFB
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Silva Costa, L., Lima Carvalho Branco, M., & Santos da Rocha Pinto, I. (2022). PRÁTICAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR NA PANDEMIA DO COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO EM GRUPO EM UM INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. REVISTA EIXO, 11(4), 45-55. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i4.993