Território, ensino, pesquisa e extensão no ensino técnico do IFMG Santa Luzia
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar debates ligados à busca pela integração de práticas de Ensino, Extensão e Pesquisa Aplicada que possam extrapolar os limites físicos e sociais da escola. Nesse sentido, são apresentadas perspectivas sobre os conceitos de território, interação social e o potencial contido naquilo que está fora do ambiente escolar. Diante disso, as normas vigentes foram interpretadas, buscando-se entender como tal estrutura legal suporta a realização das aqui denominadas práticas docentes expandidas. Na sequência, é apresentado um conjunto de levantamentos e análises sobre a ocorrência de tais práticas no contexto do Curso Técnico em Edificações do campus Santa Luzia do IFMG. Essas apreensões foram elaboradas a partir da avaliação de editais de extensão escolar, associadas a eventos interdisciplinares ocorridos entre os anos de 2017 e 2019. Por fim, é feita uma síntese avaliativa na qual foi buscado compreender como tais práticas, de fato, têm contribuído para extrapolar linearidades recorrentes em práticas e espaços comumente destinados à sala de aula. Dentre os resultados obtidos, a pesquisa apresenta um percurso normativo e prático, relativo à busca pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Foram identificadas fragilidades nas normas e diretrizes institucionais, sobretudo no que concerne à consolidação efetiva de tais ações. Mesmo diante de um cenário ainda em construção, as relações estabelecidas apontam caminhos para a indissociabilidade aqui almejada.
Publicado
2021-12-06
Como Citar
de Aguiar e Souza, L., Cortezão Freire, S., & Stella de Melo Rocha, J. (2021). Território, ensino, pesquisa e extensão no ensino técnico do IFMG Santa Luzia. REVISTA EIXO, 10(3), 13-23. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.880
Seção
ARTIGOS
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