A percepção das egressas em Letras – Língua Portuguesa sobre sua formação para o ensino de diversidade étnico-racial no Instituto Federal de Brasília

Resumo

Este estudo analisou a percepção das licenciadas em Letras – Língua Portuguesa do Instituto Federal de Brasília (IFB) – turmas de 2017 e 2018 – sobre a formação obtida durante a referida licenciatura no que tange o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena. Este trabalho apresentou e analisou os dados obtidos na pesquisa de natureza mista, realizada por meio de questionário semiaberto aplicado ao grupo de interesse no primeiro semestre de 2019. Verificou-se que, apesar de algumas lacunas, as egressas afirmaram que o ensino de diversidade étnico-racial foi bem trabalhado no IFB, sendo abordado tanto de forma específica quanto de maneira transversal, permeando diversos componentes curriculares ao longo do curso, ao mesmo tempo, estas alegaram a necessidade de continuar os estudos sobre a temática – especificamente a indígena.

Biografia do Autor

Nilzelia Maria da Silva Oliveira
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília e mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Por meio de projetos de pesquisa e de extensão tem conduzido seu trabalho acadêmico a algumas questões do atual desafio ambiental: a inserção das ciências humanas nessa temática; a participação popular em projetos de sustentabilidade econômica e ambiental; as práticas políticas e quotidianas do ativismo ambiental. 
Publicado
2021-08-23
Como Citar
Alencar, G. de S., & Nilzelia Maria da Silva Oliveira. (2021). A percepção das egressas em Letras – Língua Portuguesa sobre sua formação para o ensino de diversidade étnico-racial no Instituto Federal de Brasília. REVISTA EIXO, 10(2), 64-74. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i2.870
Seção
ARTIGOS