Tecnologias e leitores: um "olhar digital" da literatura
Resumo
Este artigo aborda as práticas de leitura literária dos/as jovens contemporâneos/as. Objetivou-se compreender, com a investigação dessas práticas, como elas se configuram e como podem impactar o trabalho em sala de aula. Para isso, foram discutidos textos e pesquisas que abordam a literatura, os/as jovens leitores/as e os suportes digitais (blogs e sites). Na metodologia, empregou-se a pesquisa bibliográfica para a coleta de dados, que foram analisados por uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam para a importância do uso de recursos tecnológicos digitais para o fomento da literatura entre os/as jovens. Os blogs e sites de literatura apresentam características que atraem o público jovem e, em alguma medida, devem ser considerados pelo professor em sua prática. Um ponto a ser destacado é que os jovens, cada vez mais ligados à tecnologia digital, devem ser estimulados a acessar também a literatura por meio desses suportes, tornando-se “leitores digitais” por meio do engajamento de professores e pais nesse mundo digital, em contraposição a certas atitudes, tal como a proibição de uso de tecnologias (celulares, tabletes e outros) nas salas de aula e em outros espaços de aprendizagem, ou ainda a valorização do suporte físico em detrimento do digital. Por fim, percebe-se que o “leitor digital” é apresentado a possibilidades de múltiplas linguagens (textual, imagética, sonora) e de leitura em sequência não linear. O leitor passa, ainda, a ter um papel ativo, tendo o poder de escolher o final da história.
Publicado
2021-08-23
Como Citar
Gouveia de Jesus, A. L., Rodrigues Costa, T. R. C., Rodrigues de Souza, R., & Ferreira da Silva Júnior, A. (2021). Tecnologias e leitores: um "olhar digital" da literatura . REVISTA EIXO, 10(2), 54-63. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i2.867
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).