Transtorno de estresse pós-traumático e prejuízos cognitivos, intervenções e tratamentos: uma revisão de literatura
Resumo
O Transtorno de Estresse Pós-traumático e Prejuízos Cognitivos (TEPT) tem como característica a presença de sintomas de evitação e embotamento (entre os quais, diminuição do interesse nas atividades diárias, sentimento de alienação e espectro de afeto restrito), insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração, entre outros, o que gera no indivíduo prejuízos significativos, tanto no convívio social como nas funções cognitivas e principalmente nas funções executivas, causando grande sofrimento psíquico. O TEPT ocorre quando o indivíduo é exposto direta ou indiretamente a eventos estressores (traumáticos). O presente estudo visa investigar os prejuízos cognitivos associados ao TEPT, além de investigar tratamentos e intervenções clínicas associados ao transtorno. A importância deste estudo se dá pelo impacto negativo e pelos inúmeros prejuízos que o TEPT causa na vida das pessoas, além da grande prevalência e escassez de estudos de revisão sobre prejuízos, intervenções e tratamentos. Para este estudo de revisão não sistemática da literatura, foram utilizadas as palavras-chave TEPT, Prejuízos Cognitivos; TEPT, Intervenções e Tratamentos nas bases de dados do Google Acadêmico e da SciELO. Concluímos com a presente pesquisa que o TEPT está diretamente relacionado a prejuízos cognitivos em funções executivas, e até mesmo a alterações estruturais em áreas cerebrais. O tratamento mais citado como sendo eficaz no tratamento do TEPT foi a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Discutiu-se também a importância de novos estudos acerca de tratamentos farmacológicos e não farmacológicos, para que profissionais da área da saúde tenham respaldo científico para direcionar o tratamento com mais efetividade, amenizando assim o sofrimento causado pelo transtorno.
Publicado
2021-08-23
Como Citar
Santos Soares, D. C., dos Santos, L. A., & Mariana Fortunata Donadon. (2021). Transtorno de estresse pós-traumático e prejuízos cognitivos, intervenções e tratamentos: uma revisão de literatura. REVISTA EIXO, 10(2), 15-24. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i2.834
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).