Multiplicidade de linguagens e diversidade de culturas nas aulas de língua portuguesa
Resumo
O objetivo deste texto é apresentar uma proposta de desenvolvimento do componente curricular língua portuguesa no ensino médio que esteja pautada em projetos interdisciplinares na perspectiva dos multiletramentos. Esta proposta de pesquisa-ação fundamenta-se no conceito de projetos de letramento de Kleiman (2000), nas reflexões sobre multiletramentos na escola de Rojo e Moura (2012) e na concepção de autoria e pesquisa no desenvolvimento da aprendizagem de Demo (2015). A definição dos projetos levou em conta: metodologias ativas, trabalho coletivo e colaborativo, valorização do saber dos estudantes, desenvolvimento da consciência crítica, da autonomia e da autoria dos estudantes no processo de aprendizagem. Os resultados parciais demonstram que a proposta acarreta atividades que vão além de sala de aula e que requerem ações de pesquisa e de extensão.
Publicado
2019-12-17
Como Citar
Veruska Ribeiro Machado. (2019). Multiplicidade de linguagens e diversidade de culturas nas aulas de língua portuguesa. REVISTA EIXO, 8(2), 176-185. Recuperado de https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/781
Seção
ARTIGOS
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