ESTUDO DAS RAZÕES DA PERSISTÊNCIA DOS ESTUDANTES NO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO
Resumo
Este trabalho científico tem como objetivo principal analisar as razões que levam os estudantes a realizarem e concluírem vários cursos no Campus São Sebastião, do Instituto Federal de Brasília. Para isso, contou com a participação de estudantes ingressantes do ano de 2016 que já haviam concluído, no mínimo, dois outros cursos no Campus. Com esse perfil, nove estudantes, todas mulheres, foram identificadas e submetidas ao procedimento de inquérito por entrevista semiestruturada, com base na metodologia qualitativa. Os dados foram analisados com base em entrevistas aprofundadas e histórias de vida, de forma a conhecer os motivos diretamente por elas mencionados como favoráveis à persistência nos cursos, mas também aqueles identificados nas entrelinhas dos discursos, chamados de razões adjacentes. Constatou-se que as principais razões que justificam a persistência dessas estudantes nos cursos está no que elas vivenciaram durante a trajetória escolar, na relação construída com o CSSB e com os professores, e a perspectiva de atuação profissional. Verificou-se, porém, que a proximidade da residência com o Campus, o apoio familiar, o fato de terem poucos filhos, os conhecimentos construídos, a aplicabilidade deles na rotina pessoal e profissional e as políticas institucionais, em especial aquelas voltadas para o seguimento de um itinerário formativo, verticalização do ensino e aproveitamento de estudos, também se mostraram como fatores importantes.Referências
BERGER, J.; RAMÍREZ, G.; LYON, S. College Student Retention: Formula for Student Success. In: Past to present: A historical look at retention. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2012. p. 7–34.
______. A historical look at retention. In: SEIDMAN, A. (Ed.). College Student Retention: Formula for Student Success. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2012. p. 7–34.
BICALHO, R.; RAMOS, W.; SOUSA, J. Evasão e persistência em cursos superiores a distância: o estado da arte da literatura internacional. Brasília: [s.d.].
CABRERA, A; CASTAÑEDA M.; HENGSTLER, D; NORA, A. Convergence between two theories of college persistence. Journal of Higher Education, v. 63, p. 143-164, 1992.
FIUZA; P. Adesão e Permanência Discente na Educação a Distância: Investigação de Motivos e Análise de Preditores Sociodemográficos, Motivacionais e de Personalidade para o Desempenho na Modalidade. [s.l.] Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: [s.d.].
GUERREIRO, M. D. D.; ABRANTES, P. Transições incertas: os jovens perante o trabalho e a família. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação, 2007.
HAGEDORN, L. How to define retention: A new look at an old problem. College Student Retention: Formula for Student Success. Los Angeles: [s.d.].
MILEM, J.; BERGER, J. A Modified Model of College Student Persistence: Exploring the Relationship Between Astin’s Theory of Involvement and Tinto’s Theory of Student Departure. Journal of College Student Development, v. 38, p. 387-400, 1997.
RAMOS, W. A Evasão em Cursos a Distância: Fatores Intervenientes. III Jornada em Educação a Distância em Letras Português, UFSC. Anais... Santa Catarina: [s.d.]
SWAIL, W. S. The Development of a Conceptual Framework to Increase Student Retention in Science, Engineering, and Mathematics Programs at Minority Institutions of Higher Education. [s.l.]. George Washington University, 1995.
TINTO, V. Establishing Conditions for Student Success: Lessons Learned in the United States. 11th Annual Conference of the European Access. Anais... Prato- Italy,: Monash University, 2002a. Disponível em: <http://faculty.soe.syr.edu/vtinto/Files/European Access Network 2002 Keynote.pdf>
______. Enhancing student persistence: Connecting the dots. Optimizing the Nation’s Investment: Persistence and Success in Postsecondary Education. Anais... Wisconsin: Wisconsin Center for the Advancement of Postsecondary Education, The University of Wisconsin, Madison, Wisconsin, 2002b. Disponível em: <https://traditions.ou.edu/content/dam/HousingFood/Documents/PDF - Research/Connencting the Dots - Tinto.pdf>
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).