TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: COMO OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO SE RELACIONAM COM AS MÍDIAS?

  • Hipácia Miriam Fontes Rehem
  • Marcelo Ximenes A. Bizerril

Resumo

Esse ensaio apresenta um panorama das plataformas midiáticas que compõem o universo de acesso digital dos estudantes secundaristas. Discute e avalia o potencial educativo dessas novas fontes de saberes, a partir dos resultados de levantamento realizado em escolas públicas do Distrito Federal.

Referências

REHEM, H. et al. Explorando as potencialidades das etapas de

produções audiovisuais, como estratégia motivadora para o ensino

de Biologia. In: ENALIC – Encontro Nacional das Licenciaturas, 6,

, Curitiba. Anais...Curitiba-Paraná, 2016.

______________; BIZERRIL, M. Juventude e as mídias: novas

formas e espaços de aprendizagem. Investigando as preferências dos

estudantes do ensino médio em escolas públicas do DF. In: Encontro

Internacional Virtual Educa 2018 - Bahia,19, 2018, Salvador. Anais

eletrônicos... Salvador: 5 a 7 de jun 2018. Disponível em: http://

virtualeduca.red/ISO/2018/#/ponencia. Acesso em agosto de 2018.

______________ et al. Linguagens midiáticas e os estudantes do

ensino médio: levantamento das preferências em três escolas públicas

do DF. Texto apresentado no IV Encontro do Programa de Pós-

Graduação em Ensino de Ciências (EPPGEC) e III Encontro do

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Brasília, dez

a.

______________ et al. Videoprocesso como recurso didático para

uma educação ambiental crítica: Análise qualitativa de narrativas

produzidas por alunos do ensino médio. In: XI Encontro Nacional de

Pesquisa em Educação em Ciências.11,2017, Florianópolis. Anais...

Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, jul

b.

RIBEIRO, A.A. Youtube, a nova TV corporativa. Florianópolis:

Combook, 2013.

SAVI, R. & ULBRICHT, V.R. Jogos digitais educacionais benefícios

e desafios. Novas Tecnologias na Educação. V. 6 Nº 2, CINTEDUFRGS,

Rio Grande do Sul Dezembro, 2008.

SANTOS, E. O. e OKADA, A. L. P. A Imagem no currículo: da crítica

à mídia de massa a mediações de autorias dialógicas na prática

pedagógica. Revista Educação e Contemporaneidade da FAEEBA. p.

-296. v. 12 n. 20 (jul/dez), Salvador: Ed. UNEB, 2003.

SGARBI, L. A nova era do rádio. Isto é online. Disponível em:

Isto e.com.br/12510_A+NOVA+ERA+DO+RADIO> Acesso em 23

maio 2017.

SILVA, M. Sala de Aula Interativa. 7ed. São Paulo, Edições Loyola,

TAROUCO, L. M. R., KONRATH, M. L. P., ROLAND, L. C.

O professor como Desenvolvedor de seus Próprios Jogos

Educacionais: Até Onde Isso é Possível? In: Anais - XV Simpósio

Brasileiro de Informática na Educação – SBIE. Amazonas. 2004.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna. 8a. ed., Petrópolis:

Vozes 2009.

VYGOTSKY, Lev S., A Formação Social da Mente. São Paulo:

Martins Fontes, 1988.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
Rehem, H. M. F., & Bizerril, M. X. A. (2018). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: COMO OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO SE RELACIONAM COM AS MÍDIAS?. REVISTA EIXO, 7(2), 94-103. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i2.625