ANÁLISE DO PERFIL DO INGRESSO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Resumo
O ensino a distância permite, através da democratização do ensino edas novas tecnologias, que as pessoas tenham a oportunidade de se aprimorarem.Dessa forma, faremos uma análise do perfil desse aluno, demonstrandoos fatores que o leva a escolher essa modalidade e não o ensino tradicional.Referências
BELLONI, M. L. Educação a distância - coleção educação
contemporânea. Editora Autores Associados, 5a edição. 1999.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores
associados. 2001.
DEEP. Resumo técnico censo da educação superior 2013.
Diretoria de Estatísticas Nacionais. 2013.
DEEP. Resumo técnico censo da educação superior 2014.
Diretoria de Estatísticas Nacionais. 2014.
INEP. Principais resultados - censo da educação superior
Mec/Inep. 2015.
KENKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da
informação. Campinas: Papirus. 2007.
LIMA, MARIA APARECIDA DE ARAÚJO DE SÁ. Perfil e
dificuldades dos alunos da ead: O caso do curso de bacharelado
de administração pública. ESUD. 2014.
MACHADO, DINAMARA PEREIRA BARBOSA.
Perspectivas da docência, do aluno e das tecnologias na ead.
Editora FAEL. 2011.
MILL, D. Ensino e aprendizagem na educação virtual:
noções elementares para educadores e gestores. São Carlos:
EdUFMT. 2013.
MINERVA, P. Disponível em: <http://www.educabrasil.
com.br/projeto-minerva/> Acesso em: 28 de
julho de 2017.
MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação à distância: uma
visão integrada. São Paulo: Thompson Learning. 2007.
MORAES, CARLOS ANTONIO DE SOUZA; BOTELHO,
THAYNARA MOREIRA; FONSECA, THUANNY ALVES;
ALMEIDA, DANIELLE DE OLIVEIRA; BASTOS, JOELMA
CANDIDO. O estudante do ensino superior: identificando
categorias de análise. Vértices, Campos dos Goytacazes, RJ.
OLIVEIRA, JENNIFER C.; SILVA, JÉSSICA S.; CAMPOS,
VANESSA D.; SANTOS, WELLEN L. F.; CEPÊDA, VERA
ALVES. Uma análise sobre o sistema de ensino superior brasileiro:
o modelo de universidades privadas e públicas e sua
relação com o desenvolvimento. Fomerco. 2017.
SIQUEIRA, ROSICLEY NICOLAU ALBUQUERQUE.
Métodos de ensino adequados para o ensino da geração
z: uma visão dos discentes: um estudo realizado no curso
de graduação em administração de uma universidade
federal. Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em
Administração. 2012.
TORRES, P. L. Laboratório online de aprendizagem: uma
proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação.
Tubarão: Unisul. 2001.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).