Caracterização e desempenho dos grupos de pesquisa do Instituto Federal de Brasília (IFB) certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Palavras-chave:
produção científica, plataforma lattes, financiamento
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as características e o desempenho dos grupos de pesquisa do Instituto Federal de Brasília (IFB) que estão cadastrados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP/CNPq). Trata-se de uma pesquisa documental de natureza descritiva e quantitativa a partir de um estudo de caso. As informações foram coletadas nas bases de dados do CNPq (DGP, Plataforma Lattes e Painel de Investimentos), nos resultados dos editais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e em documentos da instituição. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel e, em seguida, sistematizados em tabelas. Dentre as informações coletadas destacam-se a área de conhecimento dos grupos de pesquisa, tempo de existência, recursos humanos, linhas de pesquisa, produção científica e captação de recursos externos. Foram analisados 55 grupos de pesquisa certificados pelo IFB, contemplando o universo de 333 pesquisadores. Os resultados mostram que 40 grupos de pesquisa têm entre um e cinco anos, 32 grupos são constituídos por até seis pesquisadores, 33 grupos atuam com duas a quatro linhas de pesquisa, 85% dos pesquisadores pertencem ao quadro do IFB, 82% dos pesquisadores estão vinculados à um único grupo de pesquisa, 35% dos pesquisadores são doutores e apenas 20% dos grupos de pesquisa têm parecerias externas – com destaque para as universidades. O IFB tem grupos de pesquisa em todas as áreas de conhecimento sendo que a de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes correspondem a 63% do total de grupos de pesquisa. A produção científica desses grupos resultou, no período de 2010 a 2017, na publicação de 23 livros, 25 capítulos de livros, 83 artigos em periódicos científicos, 62 trabalhos completos, 47 resumos expandidos e 75 resumos, totalizando 315 produções científicas. A captação de recursos pelos pesquisadores desses grupos de pesquisa, no período de 2013 a 2017, nos editais de fomento da FAP-DF, CNPq e Progrupos (IFB) foi de 120 projetos totalizando cerca de R$ 3 milhões.
Publicado
2019-07-01
Como Citar
Ferreira Lara da Silva, L., Massukado, L. M., Danick Aureliano Rosa, G., & dos Santos Rosa, D. (2019). Caracterização e desempenho dos grupos de pesquisa do Instituto Federal de Brasília (IFB) certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). REVISTA EIXO, 7(3). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.584
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).