Educação profissional distrital em Ceilândia à luz da relação entre educação e trabalho

  • Klever Corrente Silva Universidade de Brasília

Resumo

O Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia é uma instituição pública distrital ofertante de educação profissional, inaugurada em 1982 e tem uma função social importante para a região atendida. Este artigo tem como objetivo principal a compreensão da evolução da educação profissional distrital desenvolvida em Ceilândia/Distrito Federal, especificamente na instituição supracitada, à luz da relação entre educação e trabalho. Com o propósito de alcançar a finalidade proposta, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental, para constituir os principais acontecimentos da referida instituição e a pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases conceituais no âmbito de educação e trabalho para discuti-los diante do contexto da ins-tituição. Por meio do estudo, compara-se as concepções e perspectivas que conduziram e conduzem a instituição, percebendo articulações sociais que influenciam nas decisões tomadas. Identifica-se também o desafio de propiciar uma formação que rompa com o tecnicismo, a alienação e o mero treinamento para o trabalho, assegurando uma educação que seja crítica e conscientizadora, viabilizando a compreensão e a transformação científica e tecnológica dos princípios que embasam a produtividade e a vida social.

Biografia do Autor

Klever Corrente Silva, Universidade de Brasília
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional (UnB). Especialista em Orientação Profissional e de Carreira (Faculdade Futura - 2019), em Docência do Ensino Superior (IESA - 2016) e em Gestão Escolar (IESA - 2015). Bacharel em Administração (FAJESU - 2013), Licenciado em Pedagogia (IESA - 2015) e Licenciado em Educação Profissional (IFB - 2017). Foi professor temporário de Administração na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e professor substituto de Gestão no Instituto Federal de Brasília (IFB). Atualmente é Professor de Educação Básica - Componente Curricular: Atividades na SEEDF. Tem interesse epistemológico, sobretudo, na relação educação e trabalho, investigando, principalmente, os seguintes temas: orientação vocacional e profissional, educação profissional, carreira e profissão.
Publicado
2019-05-23
Como Citar
Silva, K. C. (2019). Educação profissional distrital em Ceilândia à luz da relação entre educação e trabalho. REVISTA EIXO, 8(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.570
Seção
DOSSIÊ 1