Arquivar e protocolar no curso de Assistente Administrativo: reflexões sobre a prática administrativa – educando por competências
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação da situação de aprendizagem: simulação de arquivos com documentos físicos e digitais referente à unidade curricular: elaborar, organizar e controlar documentos da organização por meio da utilização da metodologia do desenvolvimento de competências, realizada no curso de Assistente Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Teresina. A situação de aprendizagem desenvolveu-se em três laboratórios e teve como principal objetivo observar como os alunos simulam técnicas de arquivamento e protocolo em uma atividade prática. A turma é composta por 12 alunos e, ao final de cada laboratório, eles respondem a indicadores de desempenho, que tem como finalidade analisar quais passos metodológicos é preciso melhorar e quais são os avanços obtidos na prática simulativa. O estudo aqui delineado concentra-se em autores da área da Educação Profissional, teoria do construtivismo e regimentos legais, com base nos parâmetros da Educação Brasileira. Para a base teórica, o estudo tem como apoio Perrenoud (1999), Galvão (2005), Gregorio (2012), Bomfim (2012), Küller e Rodrigo (2012; 2013) e documentos de base jurídica, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e pareceres jurídicos voltados para a Educação Profissionalizante no Brasil. Com base na realização dos três laboratórios, verifica-se que a segurança que os alunos têm e comprovam nas respostas se dá em decorrência da atividade ter sido bem delineada e a situação de aprendizagem proposta estar dentro da realidade deles.Referências
REFERÊNCIAS
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