Habilidades sociais e a formação universitária de professores

  • NÁDIA MANGABEIRA CHAVES Instituto Federal de Brasília
  • SIMONE BRAZ FERREIRA GONTIJO Instituto Federal de Brasília
  • SÓNIA MARIA GOMES ALEXANDRE GALINHA Instituto Politécnico de Santarém
Palavras-chave: Educação Superior, Habilidades Sociais

Resumo

A perspectiva da formação global de estudantes universitários prevê a adoção de estratégias educativas que incluam o desenvolvimento de competências e habilidades não somente acadêmicas. Este artigo objetiva discutir acerca do campo das habilidades sociais no contexto educativo como área capaz de contribuir com o processo formativo dos futuros professores. São abordados temas referentes às orientações legais para as propostas curriculares das instituições de ensino superior; ao aumento de estudantes em cursos de graduação nas instituições públicas e privadas de ensino superior; à proposta das habilidades sociais educativas e de constituição de fóruns de discussão para reflexão quanto às competências e habilidades requeridas ao futuro professor.

Biografia do Autor

NÁDIA MANGABEIRA CHAVES, Instituto Federal de Brasília
Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (2010). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Estácio de Sá (2015). Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária pelo Instituto Politécnico de Santarém, Portugal (2017). Atualmente é psicóloga no Instituto Federal de Brasília (IFB).
SIMONE BRAZ FERREIRA GONTIJO, Instituto Federal de Brasília
Doutora (2014) e mestre (2001) em Educação pela Univesidade de Brasília. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1994). É professora do Instituto Federal de Brasília, campus Ceilândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, avaliação e didática.
SÓNIA MARIA GOMES ALEXANDRE GALINHA, Instituto Politécnico de Santarém
Doutora em Psicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, Portugal (2007), Mestre em Saúde Escolar pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Portugal (2003) e Licenciada em Psicologia pelo ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal(1996). Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal. 

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Publicado
2018-12-18
Como Citar
CHAVES, N. M., GONTIJO, S. B. F., & GALINHA, S. M. G. A. (2018). Habilidades sociais e a formação universitária de professores. REVISTA EIXO, 7(3), 184-194. https://doi.org/10.19123/eixo.v8i3.500
Seção
ARTIGOS