OS ITINERÁRIOS ENTRECRUZADOS: O HOMEM E O ELEFANTE EM SUAS RELAÇÕES DE DEGRADAÇÃO, EM A VIAGEM DO ELEFANTE, DE JOSÉ SARAMAGO
Resumo
O presente trabalho busca refletir sobre a relação que há entre o espaço da narrativa no romance A viagem do Elefante, de José Saramago, e o contexto social voltado para a desagregação e degradação do homem. Nesse sentido abordaremos três pontos centrais: literatura e história; espaço geográfico e personagem; e, por último, a transposição do espaço. Nessas condições, o autor amplia os sentidos trazendo à tona um acontecimento grandioso para a época, mas que foi esquecido e quase apagado na história da Europa, mostrando a intimidade de uma sociedade que surgia em meio a tensões e contradições.Referências
CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 11., 2008. São Paulo. Anais... e-book: Abralic, 2008, 7p.
LINS, Osman. Barreto e o espaço Romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de teoriada narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
ROSA, Daniele dos Santos. Estratégias narrativas em José Saramago. Pg. 32. Monografia – Teoria Literária e Literatura, Universidade de Brasília, 2005.
SARAMAGO, José. A viagem do Elefante. São Paulo:Companhia das Letras, 2008.
TREVISAN, Ana Lúcia; ATIK, Maria Luiza Guarnieri. A ficcionalização da história em A viagem do Elefante. São Paulo: Dossiê (Todas as letras), 2010.
WATT, I. A ascensão do romance:estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).