OS ITINERÁRIOS ENTRECRUZADOS: O HOMEM E O ELEFANTE EM SUAS RELAÇÕES DE DEGRADAÇÃO, EM A VIAGEM DO ELEFANTE, DE JOSÉ SARAMAGO

  • Thayanne Oliveira Rosa Lucena INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA - SÃO SEBASTIÃO
Palavras-chave: Crítica literária

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre a relação que há entre o espaço da narrativa no romance A viagem do Elefante, de José Saramago, e o contexto social voltado para a desagregação e degradação do homem. Nesse sentido abordaremos três pontos centrais: literatura e história; espaço geográfico e personagem; e, por último, a transposição do espaço. Nessas condições, o autor amplia os sentidos trazendo à tona um acontecimento grandioso para a época, mas que foi esquecido e quase apagado na história da Europa, mostrando a intimidade de uma sociedade que surgia em meio a tensões e contradições.

Biografia do Autor

Thayanne Oliveira Rosa Lucena, INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA - SÃO SEBASTIÃO
GRADUANDA EM LETRAS PORTUGUÊS

Referências

CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 11., 2008. São Paulo. Anais... e-book: Abralic, 2008, 7p.

LINS, Osman. Barreto e o espaço Romanesco. São Paulo: Ática, 1976.

REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de teoriada narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

ROSA, Daniele dos Santos. Estratégias narrativas em José Saramago. Pg. 32. Monografia – Teoria Literária e Literatura, Universidade de Brasília, 2005.

SARAMAGO, José. A viagem do Elefante. São Paulo:Companhia das Letras, 2008.

TREVISAN, Ana Lúcia; ATIK, Maria Luiza Guarnieri. A ficcionalização da história em A viagem do Elefante. São Paulo: Dossiê (Todas as letras), 2010.

WATT, I. A ascensão do romance:estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Cia das Letras, 1990.

Publicado
2017-12-18
Como Citar
Oliveira Rosa Lucena, T. (2017). OS ITINERÁRIOS ENTRECRUZADOS: O HOMEM E O ELEFANTE EM SUAS RELAÇÕES DE DEGRADAÇÃO, EM A VIAGEM DO ELEFANTE, DE JOSÉ SARAMAGO. REVISTA EIXO, 6(3), 79-86. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i3.456
Seção
ARTIGOS