A CONSTRUÇÃO DE UM WEBSITE E SUAS IMPLICAÇÕES NA PESQUISA CIENTÍFICA

  • cláudia luíza marques Instituto Federal de Brasília
  • Maria das Neves Silva
  • Amaralina Miranda de Souza Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Website, Pesquisa, Inclusão escolar.

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão teórica e prática sobre a importância dos ambientes virtuais colaborativos na pesquisa científica tanto no que se refere ao favorecimento da comunicação entre pesquisadores e orientador, quanto se refere à construção coletiva de conhecimentos e a sua divulgação na Web. Espera-se que, num ambiente virtual de colaboração, exista o envolvimento mútuo de todos os integrantes do grupo de estudo para a construção de saberes, sendo primordial dispor de tecnologias que tornem a comunicação acessível e, ainda, favoreça o compartilhamento de informações. O Website é uma possibilidade de comunicação e interação no ambiente virtual, ou seja, é um sítio eletrônico ou uma página construída na Internet que pode propiciar a discussão e a difusão de temas importantes, como por exemplo a educação inclusiva. Nesse ambiente virtual, é possível trocar experiências e ideias; promover debates e apresentar dados coletados de pesquisas realizadas ou em desenvolvimento. Todas as informações divulgadas no Website podem ser disponibilizadas pelos integrantes do grupo envolvidos no estudo com a finalidade de promover a inserção não apenas dos pesquisadores no debate, mas de todos os setores da sociedade que se interessam pela educação inclusiva: alunos, professores e leigos. Neste trabalho, o objetivo é discutir a importância da construção e do uso de um Website na pesquisa acadêmica no contexto da educação inclusiva. O fio condutor da discussão está pautado em referenciais teóricos que abordam a educação inclusiva (CARVALHO, 2009; OLIVEIRA, 2007; MACÊDO, 2006) como também da aprendizagem colaborativa online (MORAN, 2000; MASETTO, 2000; MOURA, 1998). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante de caráter qualitativo e levantamento bibliográfico de teóricos que discorrem sobre a temática. Destacam-se como estratégias de investigação a construção, a organização de um Website o qual seria utilizado pelo grupo de pesquisa em Educação, Tecnologias e Comunicação da linha de pesquisa Educação e Tecnologias na Educação Especial e Inclusiva do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. De acordo com a análise dos dados, o uso de Website na pesquisa acadêmica amplia efetivamente as possibilidade de construção colaborativa de conhecimentos. O espaço de discussão de temas relevantes transpõe as quatro paredes da sala de aula, e até mesmo do campus universitário, adentrando a dimensão do ciberespaço; tornando-se uma forma de agregar saberes para o enfrentamento dos desafios que a sociedade tem encontrado no contexto inclusivo.

Biografia do Autor

cláudia luíza marques, Instituto Federal de Brasília
Letras - Língua Portuguesa
Amaralina Miranda de Souza, Universidade de Brasília (UnB)
Doutora em Ciencias da Educação pela Universidad Nacional de Educación à Distancia - UNED - Espanha (2006), . Mestre em Educação Especial, pela Universidade de Salamanca - Espanha (2000), com estudos sobre a inclusão dos alunos com deficiência, nos diversos contextos educativos formais e não formais e pesquisa no campo da acessibilidade desses alunos e a tecnologia aplicada ao ensino-aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Especialista na área da Educação Especial, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ -1980) e na área da Educação à Distância, pelo Instituto IberoAmericano de Educación a Distância - IUED / UNED - Espanha - (2000). Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1977), tem experiência em atendimento clínico e terapêutico de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e na área de Educação, com ênfase na Educação Especial, inclusão e aprendizagem multimídia , atuando principalmente nos seguintes temas: Educação à Distância, Tecnologia educativa aplicada a Educação Inclusiva, Pedagogia Hospitalar. Atualmente é professora Adjunta da Universidade de Brasília, atua na Faculdade de Educação como professora da área da Educação Especial e Inclusiva e professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado), atuou como coordenadora de Ensino a Distância da Faculdade de Educação da UnB, junto a coordenação de pós-graduação (AD/FE/25/2007) . Coordenou o IV e V Cursos de Especialização em Educação Continuada e a Distância, ambos ofertados em parceria da UnB com a Universidade Aberta do Brasil - UAB (2008/2009 e 2009/2011 respectivamente). Coordenou a área de Educação Especial e Inclusiva da Faculdade de Educação da UnB, por três períodos ( ....). Participa como Membro Titular do Conselho de Informática da UnB - Resolução da Reitoria da Universidade de Brasília Nº 79/2009 e exerceu a função de vice-coordenadora da Cátedra Unesco de Educação a Distância da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Ato da Direção da FE , AD/FE/12/2010 no período de 12/2010 a agosto de 2015.

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Publicado
2017-06-27
Como Citar
marques, cláudia luíza, Silva, M. das N., & Souza, A. M. de. (2017). A CONSTRUÇÃO DE UM WEBSITE E SUAS IMPLICAÇÕES NA PESQUISA CIENTÍFICA. REVISTA EIXO, 6(1), 23-36. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i1.359
Seção
ARTIGOS