A CONSTRUÇÃO DE UM WEBSITE E SUAS IMPLICAÇÕES NA PESQUISA CIENTÍFICA
Resumo
O presente artigo apresenta uma discussão teórica e prática sobre a importância dos ambientes virtuais colaborativos na pesquisa científica tanto no que se refere ao favorecimento da comunicação entre pesquisadores e orientador, quanto se refere à construção coletiva de conhecimentos e a sua divulgação na Web. Espera-se que, num ambiente virtual de colaboração, exista o envolvimento mútuo de todos os integrantes do grupo de estudo para a construção de saberes, sendo primordial dispor de tecnologias que tornem a comunicação acessível e, ainda, favoreça o compartilhamento de informações. O Website é uma possibilidade de comunicação e interação no ambiente virtual, ou seja, é um sítio eletrônico ou uma página construída na Internet que pode propiciar a discussão e a difusão de temas importantes, como por exemplo a educação inclusiva. Nesse ambiente virtual, é possível trocar experiências e ideias; promover debates e apresentar dados coletados de pesquisas realizadas ou em desenvolvimento. Todas as informações divulgadas no Website podem ser disponibilizadas pelos integrantes do grupo envolvidos no estudo com a finalidade de promover a inserção não apenas dos pesquisadores no debate, mas de todos os setores da sociedade que se interessam pela educação inclusiva: alunos, professores e leigos. Neste trabalho, o objetivo é discutir a importância da construção e do uso de um Website na pesquisa acadêmica no contexto da educação inclusiva. O fio condutor da discussão está pautado em referenciais teóricos que abordam a educação inclusiva (CARVALHO, 2009; OLIVEIRA, 2007; MACÊDO, 2006) como também da aprendizagem colaborativa online (MORAN, 2000; MASETTO, 2000; MOURA, 1998). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante de caráter qualitativo e levantamento bibliográfico de teóricos que discorrem sobre a temática. Destacam-se como estratégias de investigação a construção, a organização de um Website o qual seria utilizado pelo grupo de pesquisa em Educação, Tecnologias e Comunicação da linha de pesquisa Educação e Tecnologias na Educação Especial e Inclusiva do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. De acordo com a análise dos dados, o uso de Website na pesquisa acadêmica amplia efetivamente as possibilidade de construção colaborativa de conhecimentos. O espaço de discussão de temas relevantes transpõe as quatro paredes da sala de aula, e até mesmo do campus universitário, adentrando a dimensão do ciberespaço; tornando-se uma forma de agregar saberes para o enfrentamento dos desafios que a sociedade tem encontrado no contexto inclusivo.Referências
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