Reflexões sobre o papel transformador da dança em um processo criativo
Resumo
Este texto tece reflexões sobre a experiência de uma estudante em dança que encontrou caminhos inusitados de vida e arte após participar pela primeira de um processo de composição artística em dança. O objetivo é registrar e desenvolver os aspectos formativos de capacitação técnica e artística desenvolvidos em um projeto de extensão. Por meio do relato da experiência e do paralelo com conceitos específicos, pode-se aferir que ideias pré-concebidas e estagnadas sobre dança, corpo, movimento e coreografia não fazem sentido se não considerarem a diversidade dos contextos em que se inserem.Referências
ABRAMOVIC, Marina. The Artist is present. 2012. DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA LLC E MUDPUPPY FILMS INC. 2012.
AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Lisboa: Relógio D’Água, 2009.
VELLOSO, Marila. Body-Mind Centering® e os Sistemas Corporais. In: BOLSANELLO, D. Em Pleno Corpo: educação somática, movimento e saúde. 2ª Edição. Curitiba: Juruá, 2010.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2006.
HELLINGER, Bert. Ordens da Ajuda. Patos de Minas: Atman, 2005.
PIZARRO, Diego. Fazendo Contato: A Dança Contato-Improvisação na Preparação de Atores. Dissertação (Mestrado em Arte) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
SCHNEIDER, Jakob Robert; GROSS, Brigite. Ah, que bom que eu sei! A visão sistêmica nos contos de fadas. / Jakob Robert Schneider, Brigite Gross; Patos de Minas: Atman, 2005.
DELEUZE, Gilles; e GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 2000.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).